Projeto associa banho de mar ao tratamento de pacientes da Casa de Cuidados do Ceará

17 de outubro de 2022 - 17:21 # # # #

Márcia Catunda - Ascom CCC Texto e Fotos

O intuito é contemplar pacientes com longo tempo de internação

Um banho de mar traz inúmeros benefícios para a saúde, como relaxamento, cicatrização, melhor respiração e combate à insônia. Diante disso, a Casa de Cuidados do Ceará (CCC), unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) gerida pelo Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH), criou o Projeto “Da Casa ao Mar”.

“A ideia surgiu baseada na proposta do equipamento de promover reabilitação biopsicosocioespiritual por meio do plano terapêutico construído por uma equipe multiprofissional. Dessa forma, foi levada em consideração a potência das atividades de lazer, cultura e educação como potentes ferramentas de promoção de saúde e qualidade de vida”, explica a psicóloga da CCC, Lorena Coelho.

O projeto foi desenvolvido por profissionais que avaliaram a importância de promover ações para os pacientes

O projeto foi desenvolvido por profissionais da unidade, incluindo psicólogas, enfermeiros, fisioterapeuta, fonoaudiólogos, assistentes sociais, nutricionistas e médicos que avaliaram a importância de promover ações extras de lazer para os pacientes institucionalizados.

O intuito é contemplar pacientes com longo tempo de internação, pois muitos deles estão privados de estímulos externos. A escolha considera também o interesse dos pacientes que expressaram o desejo de um banho de mar antes mesmo do lançamento do Projeto.

A proposta é que a atividade seja realizada mensalmente

“A iniciativa visa proporcionar a construção de experiências significativas, restaurar o potencial criativo, promover melhoria na qualidade das relações de socialização, favorecer o reconhecimento da autoimagem, auxiliar no enfrentamento da hospitalização e oferecer suporte para a compreensão do processo saúde-doença e qualidade de vida”, salienta Leonardo Rodrigues, médico da CCC.

“A recepção dos pacientes foi excelente. Eles foram encaminhados ao mar, onde ficaram, de 30 a 40 minutos, em um banho revigorante. Os contemplados relataram que a felicidade está no ambiente em contato com a natureza”, destaca Rodrigues. A proposta é que a atividade seja realizada mensalmente, conforme disponibilidade e viabilidade dos aspectos necessários para a realização.