Polícia Civil apreende arara-canindé mantida em cativeiro no bairro Lagoa Redonda

18 de outubro de 2022 - 13:21 # # # # # # #

Ascom SSPDS - Texto e Fotos

A Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE), por meio Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA), apreendeu, nessa segunda-feira (17), uma arara-canindé mantida ilegalmente em cativeiro no bairro Lagoa Redonda, na Área Integrada de Segurança 3 (AIS 3) da Capital.

Equipes da DPMA receberam denúncias que a ave estava sendo mantida ilegalmente em uma residência no bairro Lagoa Redonda. Rapidamente os policiais civis foram ao local informado verificar a veracidade da informação. Na residência, os policiais foram recebidos por um familiar do possível proprietário da ave e o mesmo informou que o responsável estava viajando e deixou a arara sob seus cuidados.

A arara-canindé foi apreendida e encaminhada para a DPMA onde será avaliada por biólogos e médicos veterinários. O caso foi registrado e oitivas seguem em andamento.

Sabiaguaba

Outra apreensão significativa ocorreu na quinta-feira (13), no bairro Sabiaguaba (AIS 7), onde pássaros da fauna silvestre foram apreendidos em uma residência no bairro. No local, foram encontrados 22 pássaros silvestres, das espécies: bigodeiros (sete), galos campinos (dois), sanhaçu (um) e sibites (12).

O responsável pelas aves não apresentou autorização de órgão ambiental competente. Diante dos fatos, um homem de 39 anos foi conduzido para a DPMA, onde foi lavrado um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) pelo crime ambiental.

Obs. Acerca dos dois casos, todos os pássaros apreendidos foram encaminhados ao Instituto Pró-Silvestre onde ficarão em quarentena e após avaliação realizada por biólogos e médicos veterinários serão devolvidos à natureza.

Denúncias

A população pode contribuir com as investigações repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais. As denúncias podem ser feitas para o telefone (85) 3247-2630, da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA), ou ainda pelo e-mail: dpma.ceara@gmail.com.

As informações também podem ser direcionadas para o número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ou para o (85) 3101-0181, que é o número de WhatsApp, por onde podem ser feitas denúncias via mensagem, áudio, vídeo e fotografia. O sigilo e o anonimato são garantidos.