Porto Iracema das Artes recebe mostra de processo “Trunqueiras”

18 de outubro de 2022 - 11:43 # # # #

Ascom Porto Iracema das Artes - Texto e arte gráfica

Mostra de processo foi desenvolvida pelo projeto “Repovoar Imaginários sobre o Amor”, no âmbito do Laboratório de Dança da Escola

A Escola Porto Iracema das Artes — instituição da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult) gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM) — recebe a apresentação da mostra de processo “Trunqueiras”, desenvolvida no âmbito do Laboratório de Dança 2021/22 pelo projeto originário “Repovoar Imaginários Sobre o Amor”. A apresentação, gratuita e aberta ao público, ocorre na quinta-feira (20), às 19h, na Sala de Dança Wládia Torres, na Porto Iracema das Artes.

A apresentação pretende abrir um caminho. Um firmamento que surge das encruzilhadas do amor em seus vestígios: paixão, perder a razão, gargalhar, festejar. A partir da figura da pombagira, entidade feminina comum nos terreiros de umbanda, mulher transgressora, insubmissa e que valoriza as mulheridades enquanto estratégia de poder, a experiência se apresenta de forma multissensorial, através de sons, cheiros, luzes, vibrações e mudanças de temperatura. Trunqueiras é um tempo encruzilhada, um fenômeno que se modela e se adapta a cada aparição, que conta com a participção des artistes: Lara Xerez / intérprete-criadora e produção, Mandu / intérprete-criadora e produção geral e Tieta Macau /tutoria, dramaturgia da luz/assistente de produção.

Sobre a Escola

A Porto Iracema das Artes é a escola de formação e criação em artes do Governo do Estado do Ceará, instituição da Secretaria da Cultura (Secult) gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM). Criada em 29 de agosto de 2013, há nove anos desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com a oferta de Cursos Básicos e Técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas.

Serviço

O quê: Porto Iracema recebe apresentação da mostra de processo “Trunqueiras”
Quando:20 de outubro, quinta-feira, às 19h
Onde: Sala de Dança Wládia Torres, Porto Iracema das Artes (Rua Dragão do Mar, 160, Praia de Iracema)
Gratuito e aberto ao público