Cearaprev lança solicitação de pensão pelo aplicativo para sistema IOS

20 de outubro de 2022 - 17:14 # # # #

Ascom Cearaprev

A Fundação de Previdência Social do Estado do Ceará (Cearaprev) lançou a opção de solicitar pensão pelo app Cearaprev On-line agora também para o sistema IOS. Os usuários de iPhone já podem fazer a sua solicitação pelo aplicativo, disponível na App Store em versão atualizada.

Desenvolvido em parceria com a Empresa Pública de Tecnologia da Informação do Ceará (Etice), o app Cearaprev On-line permite que servidores públicos estaduais realizem, de forma online, pedidos relacionados à previdência, como cadastro e prova de vida e pensão por morte. Estão sendo implantadas também funções relacionadas a serviços extraprevidênciários, como lojas online, serviços em saúde e educação e orientação financeira.

Para o presidente da Cearaprev, João Marcos Maia, o êxito na criação e execução do aplicativo traz à tona a necessidade de modernização da administração pública. “A plataforma tem crescido e se modernizado cada vez mais para atender a todo o público. Conseguimos, no ano de 2021, alcançar cerca de 97% do total de servidores aptos para o recadastramento e a prova de vida entre ativos, aposentados, reformados, reserva remunerada e até pensionistas que moram em outras unidades da federação e no exterior, sem precisar se deslocar. Isso mostra que a tecnologia cumpre um papel importante no poder público, ainda muito marcado pela burocratização e insegurança na hora de prestar serviços ao cidadão”, ressalta.

O aplicativo inclusive recebeu uma premiação no 4º Prêmio Nacional de Inovação Previdenciária da Associação Nacional de Entidades de Previdência Municipal (Aneprem), mostrando o reconhecimento pelos esforços da Cearaprev.

Segundo relatório do Governo do Ceará, somente em 2021, a plataforma somou mais de 180 mil downloads e permitiu que mais de 139 mil funcionários públicos realizassem o cadastro e prova de vida em domicílio. Tudo isso sem nenhum registro de fraude graças aos investimentos em segurança que a Fundação realiza.

Como usar?

O aplicativo da Cearaprev está disponível nas lojas de aplicativos do sistema Android e iOS. Para baixar, é necessário apenas acessar a Play Store ou App Store e ter sistemas compatíveis para download.

O aplicativo conta com tecnologia de reconhecimento facial para maior segurança do beneficiário. Todas as etapas de preenchimento de dados pessoais são sigilosas e compatíveis com políticas de segurança cibernéticas vigentes, como a LGPD. As ferramentas disponibilizadas estão em constante atualização para atender às necessidades dos usuários. A instituição prevê ainda a implantação de todas as novas funções ao longo deste ano.

“Essa evolução do aplicativo permitirá que todos os serviços disponibilizados pela Fundação de Previdência Social do Estado do Ceará sejam realizados de forma digital, proporcionando ao beneficiário maior comodidade e segurança”, afirma a direção da Cearaprev.