Paramoti recebe Centro de Educação Infantil para atender até 100 crianças

25 de outubro de 2022 - 11:53 # # # #

Larissa Falcão - Ascom Casa Civil Texdto
Helene Santos Fotos

Equipamento do Mais Infância Ceará foi entregue pela governadora Izolda Cela nesta terça-feira (25)

A aprendizagem e o desenvolvimento das crianças de Paramoti, no Sertão de Canindé, agora têm o suporte pedagógico e a estrutura do Centro de Educação Infantil (CEI), do Programa Mais Infância Ceará. O equipamento foi entregue na manhã desta terça-feira (25) pela governadora Izolda Cela, acompanhada do secretário-executivo da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos, Sandro Camilo; da prefeita de Paramoti, Telvânia Braz; e de outras autoridades.

O CEI de Paramoti, que homenageia a trajetória de Mirian Feijó, compõe o Programa Mais Infância Ceará, uma política permanente do Governo do Ceará, conduzida pela SPS. Até o momento, 104 CEIs foram implantados para reforçar o compromisso em garantir educação com equidade e qualidade às crianças cearenses desde os primeiros anos de vida.

A governadora destacou o impacto da iniciativa para favorecer a permanência das crianças na escola. “Isso representa dar oportunidades para as novas gerações de cearenses. Sabemos que as necessidades são muitas em diversas áreas, mas a educação é um pilar dessa transformação social que nós desejamos. Isso é fundamental para essa sociedade mais justa, com famílias tendo a capacidade de criar seus filhos. Não tem fórmula mágica para isso. O que temos é trabalho persistente e progressivo, com foco na melhoria de vida das pessoas”, definiu Izolda Cela.

Nesse sentido, a estrutura do CEI de Paramoti dispõe de salas de direção e coordenação, refeitório, cantina, cozinha, despensa, depósito de limpeza, áreas de serviço, vestiário, duas salas de aula com capacidade para atender até 100 crianças (50 por turno) de zero a cinco anos, banheiros e áreas de banho adaptados para o público infantil. A unidade tem ainda espaço recreativo, playground e gramado. O investimento foi de R$ 1.222.475,13, com recursos do Programa de Apoio às Reformas Sociais (Proares III), coordenado pela SPS.

“A SPS chega a quem mais precisa por meio das políticas sociais. Além dos 104 CEIs, ainda temos mais equipamentos para serem entregues”, reforçou Sandro Camilo, representando a titular da pasta, Onélia Santana.

 

O Mais Infância Ceará também fortalece vínculos familiares e comunitários através de outras ações, que também estimulam desenvolvimento cognitivo e motor das crianças. O Ceará soma 517 equipamentos entregues em diversas regiões por meio do programa.

O CEI Mirian Feijó atende crianças como a paramotiense Valentina Santiago, de seis anos, que está na turma do Infantil V. Enquanto brinca de sorriso aberto, a pequena já escreve a própria história. “Ela, que não falta a um dia de aula, diz que quer ser dentista ou policial. Eu sei que isso pode se tornar realidade para ela, porque no CEI tem apoio para aprender e se divertir. Isso me deixa mais tranquila para trabalhar, para também cuidar do futuro dela”, revelou Terezinha Santiago, mãe da Valentina e empreendedora.

A prefeita Telvânia Braz também falou da alegria de entregar o equipamento, que beneficia principalmente as famílias sertanejas com crianças em situação de vulnerabilidade social. “Uma felicidade porque também sou professora. É um espaço de primeiro mundo, que une ensino de qualidade e estrutura. Ganha a comunidade, que também recebeu melhorias com a chegada do CEI, e todo o nosso Paramoti”, frisou.

Presentes

Também compareceram à entrega, os familiares da homenageada; os deputados estaduais Leonardo Araújo e Salmito Filho; e outras lideranças locais.