Porto Iracema das Artes e Vila da Música realizam Rotas de Criação com produções dos artistas do Lab Porto Vila Cariri

31 de outubro de 2022 - 14:01 # # # # #

Ascom Porto Iracema das Artes - Texto e arte gráfica

 

As apresentações, gratuitas e abertas ao público, ocorrem nos dias 1, 3 e 4 de novembro, na Vila da Música Monsenhor Ágio Augusto Moreira

Dando início a programação do mês de novembro, artistas do Laboratório de Música Porto Vila Cariri, da Escola Porto Iracema das Artes e da Vila da Música Monsenhor Ágio Augusto Moreira, equipamentos da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult), geridos pelo Instituto Dragão do Mar (IDM), apresentam, nos dias 1, 3 e 4 o desenvolvimento de seus projetos por meio das Rotas de Criação, momento de partilha dos trabalhos a todos os públicos. As atividades, gratuitas e abertas ao público, ocorrem no Auditório Izaíra Silvino da Vila da Música.

Participam das Rotas os quatro projetos selecionados da edição. Na terça-feira, 1º de novembro, às 18h30, teremos o “Dentre todas elas, dentre tantas outras: uma canção para cada cantora”, formado por Fatinha Gomes, Mestra Marinez, Tâmara Lacerda e Leidiane Pereira. A abertura da apresentação será por conta do Pedro Paulo Chagas e professores convidados da Vila da Música.

Na quinta-feira, 3 de novembro, temos o projeto “Raízes do Violão e da Rabeca: desafios na manutenção da prática” com Mestre Expedito Caboclo, Cícero Carlos Gomes e Otávio Alencar. O evento terá início também às 18h30 com a apresentação da Camerata Ágio Moreira de Violões. Na sexta-feira, 4 de novembro, às 18h, apresentam-se os projetos “Terreiro de Santo, Terreiro de Guerreiro”, composto por Nando, Mestre Francisco de Assis e Cícero Airton e “As Canções de Maria” com Sidália Maria, Juliana Silva, Mestra Maria e José Elenilson.

Verlucia Nogueira, coordenadora regional do Lab Porto Vila Cariri, ressalta a importância da existência de programas e projetos que valorizam processos criativos e conta: “As Rotas de Criação são convites para embarcar nesta travessia das experiências vivenciadas nos processos criativos, através de uma partilha das trilhas percorridas até então por estes artistas. Tenho acompanhado de perto este rol de artistas lindos e diversos e aos processos compostos por sutilezas, anseios, sentimentos, trocas e aprendizados, em torno da criação artística e da pesquisa, onde a música é o elo que agrega as camadas de saberes, de histórias e de pessoas”, finaliza.

Conheça os projetos da 1ª edição do Lab Porto Vila Cariri

Expressando a arte da cultura dos terreiros com seus caboclos e sua linguagem indígena, o trabalho “Terreiros de Santo, Terreiros de Guerreiro” tem como tutora a pesquisadora, realizadora audiovisual e musicista Renata Amaral, e divide-se entre a pesquisa histórica e a criação de um espetáculo, trazendo à luz vozes dos mestres que têm suas correntes de forma muito oculta, com seus sons, tambores, rezas e instrumentos de manifestação, assim como os encantados da raiz, presentes nos guerreiros e reisados.

Com tutoria de André Magalhães, músico e produtor cultural, o projeto “As Canções de Maria” traz à cena as canções e a trajetória da mestra Maria Guerreira, filha adotiva da mestra Margarida. Será proporcionado um movimento de vivências, registros e criações musicais, passando por histórias de sua infância entrelaçada ao guerreiro e ao reisado, assim como por suas lutas e dificuldades cotidianas como mulher e artista da cultura popular atuante em Juazeiro do Norte (CE).

Tendo como proposta homenagear dez cantoras da região do Cariri cearense, o trabalho “Dentre todas elas, dentre tantas outras: uma canção para cada cantora” tem tutoria da cantora e compositora Ceumar, e busca, por meio de uma vivência artística, trocas de bem viver, imersão e acesso de todas essas mulheres ao projeto. Possibilitando a elaboração de um repertório permeado pela narrativa de vida de cada uma delas, será trabalhada a construção de dez canções que deságuam em um ensaio aberto repleto de sons e falas em torno de todo processo criativo.

Objetivando a valorização de elementos como o violão e a rabeca no repertório do reisado, que estão desaparecendo nas formações desses grupos, o projeto “Raízes do violão e da rabeca no reisado: desafios na manutenção da prática”, é tutorado pelo artista Francisco Di Freitas e propõe dar voz e produzir imagens para que o legado dos mestres que tocam nessa manifestação se fortaleça e seja preservado como parte importante da cultura caririense.

Sobre a Porto Iracema das Artes

A Porto Iracema das Artes é a escola de formação e criação em artes do Governo do Estado do Ceará, ligada à Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, sob gestão do Instituto Dragão do Mar (IDM). Criada em 29 de agosto de 2013, há nove anos desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com a oferta de Cursos Básicos e Técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas.

Sobre a Vila da Música Monsenhor Ágio Augusto Moreira
A Vila da Música é o primeiro equipamento cultural de competência do Estado do Ceará no interior, voltado para a formação e fruição cultural. Gerido pelo IDM, é fruto da parceria da Secult com a tradicional escola de música Sociedade Lírica do Belmonte (Solibel), fundada pelo Padre Ágio Augusto Moreira na década de 1970.

Serviço

O quê: Rotas de Criação – Laboratório de Música Porto Vila Cariri
Quando: 1, 3 e 4 de novembro
Onde: Auditório Izaíra Silvino, Vila da Música (Av. José Horácio Pequeno, 1366, Belmonte, Crato – CE)
Horário: Nos dias 1 e 3 às 18h30 e no dia 4 às 18h
Gratuito e aberto ao público