Porto Iracema das Artes abre inscrições para Oficina “Criação de Personagens para Roteiro de Séries”, com Pedro Riguetti

1 de novembro de 2022 - 15:00 # # # # # #

Ascom Porto Iracema das Artes - Texto e foto

As inscrições ocorrem entre os dias 2 e 4 de novembro e o resultado será divulgado na segunda-feira, 7 de novembro

A Escola Porto Iracema das Artes — instituição da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult) gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM) — abre inscrições para a Oficina “Criação de Personagens para Roteiro de Séries”, com Pedro Riguetti. A atividade ocorre de forma remota, das 9h às 12h, entre os dias 8 e 10 de novembro. As inscrições começam nesta terça-feira (1º) e encerram na sexta-feira (4). Serão 25 vagas para a atividade, e se destinam exclusivamente a pessoas residentes no Ceará. Pessoas interessadas podem preencher o formulário disponível no site da Escola.

A atividade tem o objetivo de desenvolver e capacitar roteiristas e outros contadores de histórias para a construção de personagem para séries de TV e streaming a partir de aulas teóricas, análises de séries, exercícios práticos de criação de personagem e exposição de ferramentas do processo criativo de uma sala de roteiro.

O processo seletivo se dará a partir da avaliação do formulário de inscrição. Serão analisados: a consonância dos interesses pessoais com os interesses do curso; a coerência das ideias expressas no preenchimento do formulário; o interesse em atuar na área de roteiro; e as experiências anteriores: cursos e trabalhos na área do audiovisual, em especial na escrita de roteiro.

Esta seleção está inserida no contexto de ações afirmativas desta entidade e reservará, no mínimo, 50% (cinquenta por cento) das vagas para pessoas autodeclaradas preta, parda, indígena, quilombola, não binária, travesti, transexual, transgênero e pessoa com deficiência. Caso as vagas para Políticas de Ações Afirmativas não sejam preenchidas, as vagas remanescentes serão revertidas para a Ampla Concorrência.

Sobre Pedro Riguetti

Pedro é roteirista da TV Globo (“Sob Pressão” e “Os Outros”), consultor e professor de roteiro. Assina o roteiro de videoclipe de bandas como Paralamas do Sucesso (“Não Posso Mais”) e Rubel (“Quanto Bate Aquela Saudade”, “Partilhar”, “Ben”,“Colégio” e“Chiste”). Criador do blog e podcast “O Roteirista Insone”. Pedro Riguetti é graduado em Comunicação Social – Cinema pela PUC-Rio e Mestre em Escrita Criativa para Roteiro Audiovisual pela EICTV – Cuba.

Sobre a Escola

A Porto Iracema das Artes é a escola de formação e criação em artes do Governo do Estado do Ceará, instituição da Secretaria da Cultura (Secult) gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM). Criada em 29 de agosto de 2013, há nove anos desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com a oferta de Cursos Básicos e Técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas.

Serviço

O quê: Porto Iracema das Artes abre inscrições para a Oficina “Criação de Personagens para Roteiro de Séries”, com Pedro Riguetti
Quando: 8 a 10 de novembro, de 9h às 12h
Onde: Sala Virtual na Plataforma Zoom
Vagas: 25 vagas para pessoas residentes no Ceará
Inscrições: 1 a 4 de novembro pelo formulário de inscrição disponível no site da Escola.
Divulgação do Resultado: 7 de novembro