Porto Iracema das Artes realiza aula pública “Troca aberta: Pedagogias do Meme”, com artista biarritzzz

1 de novembro de 2022 - 15:14 # # # #

Ascom Porto Iracema das Artes - Texto e foto

Atividade, gratuita e aberta ao público, ocorre na quarta-feira, 9 de outubro, às 19h, no auditório da Escola

A Escola Porto Iracema das Artes, instituição da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult) gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM), realiza a aula pública “Troca aberta: Pedagogias do Meme”, com a artista biarritzzz. O evento ocorre no dia 9 de novembro, quarta-feira, às 19h. A atividade, gratuita e aberta ao público, será no auditório da Escola.

Durante a aula a artista trará uma fala a partir de sua monografia intitulada “Um espelho na nuvem: Leona Vingativa e a virada dos novos meios de produção de autoimagem”. Após a fala a artista convida o público a debater sobre a atual produção de memes no formato audiovisual no contexto cearense, suas atuações intrinsecamente políticas e suas capacidades pedagógicas dentro do cenário estrutural de produção intelectual brasileira.

A coordenadora do Laboratório de Artes Visuais, Aline Albuquerque, ressalta a importância do debate. “O campo das artes visuais se expande com as novas mídias e torna mais acessíveis e dinâmicas as experiências de criação. É o novo que sempre vem para contribuir com a imaginação de novos mundos”, finaliza.

Sobre Biarritzzz

Nasceu em Fortaleza no ano de 1994. Atualmente, vive e trabalha em Recife, Brasil. É uma artista transmídia que atua entre linguagens, traduções e códigos. Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Federal Rural de Pernambuco, com sua monografia intitulada “Um espelho na nuvem: Leona Vingativa e a virada dos novos meios de produção de autoimagem”. Em seu trabalho remixa cultura pop, videoarte, política dos memes, estéticas de videogame e poesia com as novas mídias. Em 2022 integra o programa Ventre, da Galeria Hoa. Investiga as infinitas linguagens dessa intersecção, e suas criptografias a partir dos corpos não hegemônicos, como ferramentas de poder. biarritzzz (1994, Fortaleza, vive e trabalha em Recife, Brasil) é uma artista transmídia que atua entre linguagens, traduções e códigos. Em seu trabalho remixa cultura pop, videoarte, política de memes, estéticas de videogame e poesia com as novas mídias.

Sobre a Escola

A Porto Iracema das Artes é a escola de formação e criação em artes do Governo do Estado do Ceará, instituição da Secretaria da Cultura (Secult) gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM). Criada em 29 de agosto de 2013, há nove anos desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com a oferta de Cursos Básicos e Técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas.

Serviço

O quê: Porto Iracema das Artes realiza aula pública “Troca aberta: Pedagogias do Meme, com artista biarritzzz
Quando: 9 de novembro, quarta-feira, às 19h
Onde: Auditório da Escola Porto Iracema das Artes (Rua Dragão do Mar, 160, Praia de Iracema)
Gratuito e aberto ao público