Novo episódio do “Cadernos ESP” discute estudos sobre populações vulneráveis

3 de novembro de 2022 - 12:37 # # # #

Daniel Araújo - Ascom ESP/CE Texto
Raiane Ferreira Arte gráfica

Em seu quarto episódio deste ano, o podcast Cadernos ESP coloca em foco as especificidades de estudos sobre populações vulneráveis e o que se pode observar a partir das pesquisas realizadas junto a essa parcela da sociedade.

O programa, realizado pela Gerência de Pesquisa em Saúde (Gepes) da Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), vinculada à Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), já está disponível.

A convidada desta edição é a doutora em Sociologia e pesquisadora da Gepes Lourdes dos Santos. Durante o episódio, ela destaca a importância de entendermos as particularidades das condições de vida, muitas vezes precárias, nas quais as populações vulneráveis se encontram.

“Temos de considerar inicialmente as iniquidades do Brasil e como são historicamente construídas. Tudo isso faz com que a população mais empobrecida seja a mais afetada por essas condições”, ressalta Lourdes.

A pesquisadora também destaca os desafios de cientistas no trato com a temática e o que está sendo produzido nessa área nos estudos atuais. “Abordar essas famílias, muitas vezes, requer um cuidado não apenas ético. Vivenciar o dia a dia dessas populações é o maior e melhor meio de fazer uma abordagem qualificada, buscar dados relevantes e dar resultados interessantes, tanto para essa população como para os órgãos que acompanham ou deveriam acompanhá-los”.

Podcast

O podcast Cadernos ESP leva o mesmo nome da revista científica da ESP/CE e foi lançado em julho de 2021. A iniciativa busca aproximar conhecimento, pesquisadores e sociedade. A proposta é pautar temas sobre novidades e informações do campo da produção científica.

“Os nossos podcasts são pensados como espaços formativos que levam conhecimento sobre publicações, produções científicas, contribuindo para que a população esteja sempre aprimorando suas escritas e publicações científicas”. avalia o editor científico da Cadernos ESP e gerente de Pesquisa em Saúde da ESP, Jadson Franco.