SSPDS é homenageada por órgão norte-americano após ação conjunta que resultou na maior apreensão de cocaína no Ceará em 2022

3 de novembro de 2022 - 16:58 # # # #

Ascom SSPDS

A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS-CE) foi agraciada, por meio da Coordenadoria de Inteligência (Coin), com o Certificado de Relevantes Serviços Prestados, concedido pela Drug Enforcement Administration (DEA). A entrega aconteceu nesta quinta-feira (3), e se refere à participação da pasta cearense em uma operação conjunta com a Polícia Federal. Na ofensiva, foi apreendida uma embarcação com uma carga de 1,2 tonelada de cocaína, sendo a maior apreensão da droga no ano no Ceará.

O secretário executivo da SSPDS, Samuel Elânio, agradeceu o reconhecimento e destacou que a sociedade cearense ganha com a parceria. “O Estado do Ceará fica lisonjeado com o reconhecimento e a SSPDS mantém, aqui, o compromisso de seguir com essa parceria com a DEA, com a Polícia Federal e demais órgãos interessados em ações de combate aos grupos criminosos. A sociedade só tem a ganhar”, disse.

O Certificado de Relevantes Serviços Prestados foi entregue pela DEA, órgão policial norte-americano, em referência à carga de 1,2 tonelada de cocaína encontrada em uma embarcação pesqueira. Ao todo, seis pessoas foram presas na ofensiva, realizada em agosto de 2022. A investigação contou com a Coin-SSPDS. A droga estava armazenada sob toneladas de gelo no porão da embarcação, que seguia rumo à Europa.

Para o coordenador de Inteligência (Coin) da SSPDS, delegado Nelson Pimentel, a colaboração entre as Forças de Segurança foi fundamental para o sucesso da operação. A entrega do certificado, segundo Nelson, mostra isso. “Representamos aqui uma equipe que participa, com a DRE (Delegacia de Repressão a Entorpecentes da PF), de ofensivas contra o tráfico de drogas. Estamos sempre à disposição da Polícia Federal, do DEA e de todos os órgãos que assumem esse compromisso”, reafirma.

Os certificados foram entregues na presença de Jason Ryan, líder da DEA. Durante o evento, ele reforçou a importância desses trabalhos para enfraquecer o crime organizado. “A colaboração de todos é importante para identificar e combater esses grupos criminosos”, destacou. Já o superintendente Regional da Polícia Federal no Ceará, Rodrigo Carneiro Gomes, falou sobre o reconhecimento, por meio do documento. “Para nós, policiais federais e colegas da SSPDS, o reconhecimento é importante e representativo. É uma forma de lembrar a renúncia que fazemos muitas vezes dos momentos de lazer com a família, para combater o crime. O momento é de agradecimento”, finalizou.

DEA

Fundada em 1973, a Drug Enforcement Administration (DEA) é uma organização federal norte-americana, responsável por fiscalizar o controle de drogas nos Estados Unidos. A instituição conta com agentes especiais, investigadores, cientistas forenses e especialistas de inteligência.