Sedet e SDA conhecem projeto da 1ª fecularia no Ceará

8 de novembro de 2022 - 16:00 # # # #

Ascom Sedet - Texto e foto

A Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet) juntamente com a Secretaria do Desenvolvimento Agrário (SDA) receberam, na tarde dessa segunda-feira (7), os executivos da Ambev para a apresentação do projeto da primeira indústria de fecularia no Ceará.

Atualmente a Ambev produz a cerveja Legítima, no município de Aquiraz, que utiliza na receita a fécula da mandioca cultivada por pequenos agricultores do estado, apoiando assim a agricultura familiar.

Aspirando um novo momento de parceria, o diretor Agro da Ambev, Vitor Monteiro, apresentou a proposta e os estudos realizados para a viabilidade da criação da primeira fecularia no Estado.

A fecularia é a indústria responsável pelo processamento dos vegetais para obtenção da fécula de mandioca em grande escala. A projeção de compra de matéria-prima apresentada pelos executivos foi de 640 toneladas de mandioca provenientes de 64 famílias de pequenos agricultores dos municípios de Quixelô, Salitre, Itapipoca, Pacajus, Acaraú, Chorozinho e Cascavel. A capacidade produtiva diária será de aproximadamente 60 toneladas/dia.

A secretária do Desenvolvimento Agrário, Ana Teresa Barbosa de Carvalho, que participou da reunião, ficou animada com tudo que ouviu, ainda mais com a geração de emprego e renda para as famílias que serão impactadas direta e indiretamente pelo projeto.

O secretário executivo do Agronegócio da Sedet, Silvio Carlos Ribeiro, também se mostrou empolgado com a apresentação dos executivos e com o resultado que o projeto da fecularia trará para o Estado. “É muito importante para o governo a implantação desta fecularia, afinal a mandioca é uma cultura bastante tradicional no Ceará. A indústria da fécula irá agregar valor ao setor produtivo, além de estimular outros produtores a cultivarem mandioca trazendo assim uma nova dinâmica para a agricultura de sequeiro. Essa ação reforça o compromisso da Ambev com o Governo do Ceará para a produção da cerveja de mandioca, podendo se estender para outras localidades do estado”, afirmou o executivo da Sedet.