Abips/SSPDS ministra cursos sobre autocuidado, empatia e tomada de decisões para servidores

10 de novembro de 2022 - 16:15 # # # # # # #

Ascom SSPDS - Texto

A Assessoria de Assistência Biopsicossocial (Abips) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS-CE) realiza, ao longo desta semana e da próxima, formações com servidores das Forças de Segurança do Ceará. Na primeira, capitães da Polícia Militar do Ceará (PMCE) e do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) participaram de um treinamento voltado à empatia e ao cuidado com os demais integrantes de suas equipes.

Já a segunda capacitação é voltada aos servidores lotados na Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) da SSPDS e aborda temas voltados às tomadas de decisões durante o exercício de suas funções.

Capitães

Os alunos do Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais do Quadro Administrativo da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CAO QOA PM/BM) fizeram uma visita à Abips, no Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp), na segunda-feira (7), para conhecer os serviços oferecidos pela Assessoria. Eles foram recebidos pela coordenadora do setor, Bruna Gadelha. Na ocasião, os oficiais foram incentivados a ter um olhar de empatia com os integrantes das suas equipes. “Aproveitamos para fazer uma conscientização sobre a importância do autocuidado e dessa necessidade de se pensar em um projeto de vida, principalmente nesse momento de ascensão profissional que eles estão vivendo”, detalhou.

A capacitação é realizada pela Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp), sendo um dos requisitos para a promoção dos capitães ao posto de major da PMCE e CBMCE.

Ciopaer

A Abips ainda ministra a formação de seis turmas de CRM (Corporate Resource Management) na Aviação, para servidores da Ciopaer. Durante o curso ministrado pela coordenadora Bruna Gadelha, os profissionais são orientados sobre os fatores humanos necessários para prevenção de acidentes aeronáuticos. Os primeiros encontros aconteceram na terça (8) e na quarta-feira (9). Sexta-feira (11) novas formações ocorrerão, bem como na próxima semana, quando outros nivelamentos também devem acontecer, com intuito de atingir todo o efetivo da Grande Fortaleza e do interior.

O curso de CRM tem como objetivo orientar tripulantes, mantenedores, controladores, pessoal de apoio de solo, bem como qualquer elemento ou gestor envolvido em processos de suporte à atividade aérea, para atuarem de forma preventiva e preditiva na detecção de ameaças que possam reduzir a capacidade operacional da Ciopaer.