CBMCE participa da comissão de avaliação do 5º Desafio de Resgate Veicular

10 de novembro de 2022 - 11:57 # # # # # # #

Ascom SSPDS

O Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE) participou, entre os dias 3 e 5 de novembro, da comissão de avaliação do 5º Desafio de Resgate Veicular, em Chapecó (SC). A corporação foi representada pelo tenente-coronel Albert Arruda na condição de avaliador das provas em trauma. O oficial é avaliador credenciado pela Associação Brasileira de Resgate e Salvamento (ABRES) e da Organização Mundial de Resgate (WRO).

A competição envolveu a resolução de ocorrências corriqueiras vivenciadas pelos bombeiros. As equipes foram avaliadas conforme a complexidade das ocorrências e as técnicas utilizadas para cada tipo de resgate, priorizando sempre o salvamento e a manutenção das vidas das pessoas envolvidas. Treze equipes de seis estados participaram da seletiva nacional, que trouxe como premiação três vagas para o próximo Desafio Mundial, a ser realizado em outubro de 2023, na Espanha.

Para chegar ao topo do pódio, as equipes inscritas são submetidas a três tipos de provas. “Uma rápida, com uma vítima crítica dentro do veículo e tempo de resolução de até nove minutos; uma prova standard, envolvendo dois carros e uma vítima não-crítica para ser retirada em até 20 minutos; e uma complexa, com uma vítima crítica e outra não-crítica em dois veículos diferentes e tempo de resolução de 30 minutos”, elencou o tenente-coronel do CBMCE e avaliador do desafio.

A pontuação de cada equipe leva em consideração a aplicação de conhecimento técnico em três áreas. São elas: o Atendimento Pré-Hospitalar (APH), o comando do chefe da guarnição e a operação do maquinário, utilizado para extração da vítima e para dar condições para o trabalho da equipe de trauma. “Neste ano, a campeã foi a equipe de Santa Catarina, tendo a equipe cearense ficado muito bem classificada em sétimo lugar”, elogiou o tenente-coronel Albert Arruda.