Crianças de Independência ganham Centro de Educação Infantil entregue pelo Governo do Ceará

10 de novembro de 2022 - 13:12 # # # # #

Larissa Falcão - Ascom Casa Civil Texto
Tatiana Fortes Fotos

Equipamento educacional do Programa Mais Infância Ceará atenderá crianças de zero a cinco anos

As raízes da educação seguem ramificando e se fortalecendo em todo o Ceará. Na manhã desta quinta-feira (10), a cidade de Independência, no Sertão dos Crateús, recebeu o 107° Centro de Educação Infantil (CEI) vinculado ao Programa Mais Infância Ceará. O equipamento foi entregue pela governadora em exercício, a desembargadora Maria Nailde Pinheiro Nogueira, acompanhada da secretária-executiva de Gestão da Rede Escolar da Educação do Ceará, Oderlânia Leite; do prefeito de Independência, Valdi Coutinho; e de outras autoridades.

O CEI de Independência, que homenageia a professora Jucileide Rodrigues Sales, atenderá crianças de zero a cinco anos. O equipamento integra o pilar Tempo de Aprender do Programa Mais Infância Ceará, uma política permanente e intersetorial do Governo do Ceará, conduzida pela Secretaria de Proteção Social, Justiça, Mulheres e Direitos Humanos (SPS) com suporte de outras pastas, como da Educação.

Para a governadora em exercício, Maria Nailde Pinheiro Nogueira, o investimento em educação permite que sonhos sejam plantados e floresçam. “Entregar esse equipamento, que traz em sua raiz a esperança, tem um significado importante para mim, pois antes de ser magistrada, eu fui professora das séries iniciais. Sei o que é a dedicação dos professores para cuidar das crianças, que são o nosso futuro”, afirmou.

O equipamento educacional dispõe de quatro salas de aula, laboratório de informática, refeitório, cozinha, berçário, fraldário, dormitório, copa, recepção e playground. O investimento foi de R$ 1,38 milhão, oriundos do Tesouro Estadual e de contrapartida municipal. A obra foi executada pela Superintendência de Obras Públicas (SOP). A unidade será dirigida pela educadora Socorro Melo.

Os 107 CEIs que o Ceará soma atualmente reforçam o compromisso de oportunizar educação com qualidade e equidade aos cearenses desde os primeiros anos de vida. O Regime de Colaboração entre Estado e Municípios, com foco na melhoria contínua dos índices educacionais, tambem é fortalecido.

“A educação é a nossa grande causa. A gente fica muito feliz ao entregar um instrumento completo para transformar vidas. Isso contribui para que o Brasil seja melhor e mais justo”, enfatizou Oderlânia Leite, secretária-executiva da Seduc.

Após a entrega, as unidades são cedidas às gestões municipais. “O CEI é mais um alicerce da nossa educação. Independência, há muitos anos, tem escolas entre as melhores do País, ocupando muitas vezes os primeiros lugares. Essa base é feita no ensino infantil, passando pelos Ensinos Fundamental e Médio. Hoje, nós temos muita gente cursando universidade no município, superando um passado no qual os filhos dos agricultores precisavam se deslocar para estudar na cidade grande”, destacou o prefeito Valdi Coutinho.

A pedagoga Lidiane Oliveira, 30, e o agricultor Fábio Costa, 37, são pais da Maria Adrielle, de 8 meses. Eles comemoram poder contar com um espaço lúdico para que a filha aprenda e se desenvolva perto de casa. “É uma alegria não só para gente, mas também para muitas famílias, principalmente as mães, que deixarão suas crianças aqui para aprender e brincar”, disse Lidiane.

Redução das desigualdades

Além dos CEIs, o Mais Infância Ceará também contribuiu para a redução das desigualdades, fortalecendo vínculos familiares e comunitários. Até o momento, mais de 500 equipamentos foram entregues, e mais de 150 mil famílias cearenses são beneficiadas com a transferência de renda do Cartão Mais Infância.