Enem 2022: Seduc garante transporte aos 99,5 mil alunos inscritos no segundo dia de provas

18 de novembro de 2022 - 16:37 # # # #

Ascom Seduc - Texto

Para os estudantes que irão comparecer ao segundo dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), neste domingo (20), o momento agora é de concentração, revisão dos conteúdos e preparação física e mental. No intuito de apoiar os 99,5 mil alunos da rede pública estadual inscritos no Exame, a Secretaria da Educação (Seduc) garante o transporte até os locais de prova, assim como ocorreu no domingo anterior (13), primeiro dia de avaliações.

Para viabilizar a logística de deslocamento dos candidatos em ambas as datas, o Governo do Ceará, por meio da Seduc, forneceu crédito nas carteiras estudantis de mais de 9 mil estudantes de Fortaleza. Os residentes da Capital e Região Metropolitana que não possuem o documento, receberam o “Passaporte Enem”, um cartão entregue ao candidato, na escola em que estuda, que possibilita acesso ao transporte para fazer o Exame.

No Interior, a Seduc destaca a parceria com as Secretarias Municipais de Educação para a condução dos inscritos nos dois dias. Além disso, foram contratados ônibus para fazer o trajeto onde fosse necessário. A Seduc investiu, aproximadamente, R$ 1,8 milhão para assegurar a locomoção dos estudantes aos locais de prova.

Estratégias

A ação faz parte do projeto Enem Chego Junto, Chego Bem, promovido pela Secretaria com o intuito de dar suporte técnico e pedagógico às escolas da rede estadual.

As ações incluem desde o apoio no processo de obtenção de documentos e isenção da taxa de inscrição, até a promoção de circuitos preparatórios.

Estes últimos acontecem por meio do Enem Mix, realizados em parceria com a Fundação Demócrito Rocha, consistindo em aulões de todas as áreas do Exame, inclusive redação, além de palestras motivacionais.

Além disso, a Seduc vem compartilhando em suas redes sociais (Facebook e Instagram) dicas para a boa realização das provas. Há, ainda, dois episódios do podcast “Podfalar, Educação” dedicados ao Enem, em que foram abordadas orientações diversas. É possível acessar o conteúdo nas plataformas Spotify e Anchor. Desta forma, a Seduc amplia o alcance de suas ações, favorecendo o entendimento dos assuntos exigidos de forma simples, clara e direta.

Nos dias das avaliações, o ideal é chegar cedo, a fim de evitar correria. No segundo domingo (20), os portões serão abertos às 12h e fechados, pontualmente, às 13h. Às 13h30 as provas terão início, devendo ser entregues até as 18h30. As provas serão de Ciências da Natureza (Química, Física e Biologia) e de Matemática e suas Tecnologias.

Não esqueça de levar:

– Caneta esferográfica de tinta preta, construída em material transparente

– Cartão de confirmação de inscrição (não obrigatório, porém, recomendável)

– Documento oficial com foto (RG ou CNH, por exemplo)

O participante que não puder apresentar a via original do documento de identificação oficial com foto nos dias de aplicação por motivo de extravio, perda, furto ou roubo, poderá realizar as provas. Para tanto, será necessário apresentar boletim de ocorrência expedido por órgão policial há, no máximo, 90 dias do primeiro dia de aplicação do exame. Além disso, será preciso submeter-se à identificação especial, que compreende a coleta de informações pessoais.

É proibido levar:

– Boné, óculos escuros, chapéu, viseira e similares

– Livros, manuais ou anotações

– Outros materiais descritos no edital do Exame

– Relógios

– Celulares podem ser utilizados apenas para, quando for o caso, apresentação de documentação digital por meio de aplicativos oficiais (CNH Digital etc.). Porém, em seguida, devem ser desligados e guardados em envelope porta-objetos disponibilizado pelo chefe de sala, sob pena de eliminação. Atenção para manter o alarme desativado.

– Dispositivos eletrônicos (celular, calculadora, mp3 player, tablet, gravador etc.) devem ser desligados e guardados dentro do envelope porta-objetos entregue pelo chefe de sala, sob pena de eliminação.