Peças artísticas produzidas com materiais recicláveis por internos do sistema prisional cearense são expostas em fórum de sustentabilidade

30 de novembro de 2022 - 16:50 # # #

Ascom SAP

Em sua 15ª edição, o Fórum IEP de Sustentabilidade conta com a exposição do projeto “Reciclarte”, onde internos do sistema prisional do Ceará produzem peças de arte através do reaproveitamento de resíduos sólidos. O evento teve início na terça-feira (29) e encerra nesta quarta-feira (30), no Shopping Rio Mar, em Fortaleza.

O projeto é desenvolvido pela artista plástica Socorro Silveira e teve início na Unidade Prisional Francisco Hélio Viana de Araújo (UP-Pacatuba). A proposta tem como objetivo implantar uma nova dinâmica nas oficinas de trabalho, com a reutilização de resíduos sólidos descartados pelo sistema penitenciário ou recebidos de parceiros da secretaria. Os internos são capacitados em várias técnicas de reaproveitamento de materiais recicláveis em suas criações, com foco na sustentabilidade e na promoção da arte a partir da utilização de materiais menos convencionais.

O público poder conferir mesas, peças decorativas e esculturas feitas com pneus, ferros e restos de bicicletas. Todo o material utilizado para a produção das peças veio do projeto “Vida que Segue” que transforma bicicletas em equipamentos, visa aumentar a participação, inclusão social, autonomia, qualidade de vida e independência das pessoas com deficiência e ainda promove a ressocialização dos internos.

O secretário da administração penitenciária, Mauro Albuquerque, explica a importância da reciclagem. “Dentro do sistema prisional nada se perde, tudo se transforma e cria valor. O que viraria lixo está sendo reutilizado e virando artigos decorativos, mesas, cadeiras. Eu costumo dizer que essas peças não são só artesanato, mas também a pura arte sendo vivenciada em cada detalhe. Além de por em prática a sustentabilidade, os internos também estão sendo capacitados e virando verdadeiros artistas. Expor esses artigos é uma forma também de mostrar a sociedade que basta dar oportunidade e capacitação para encontrar e aflorar grandes talentos entre as pessoas privadas de liberdade”, afirma.

A designer, artista plástica e tutora do projeto, Socorro Silveira, fala da importância do trabalho desenvolvido com os internos. “Este projeto é muito humano. Além de ser uma ação que ressignifica pessoas e vidas. Muitos deles dizem que quando conquistarem a liberdade irão trabalhar com arte e design. É gratificante ver o desenvolvimento e alegria dos internos ao produzirem as peças e saberem que serão expostas. Isso eleva a auto estima e se sentem muito importantes”, atenta.

O jovem aprendiz do Instituto de Educação Portal e participante do evento, Júlio Garcia, comenta sobre a exposição das peças artísticas feitas pelos internos do sistema prisional. “Realmente está sendo feito um trabalho surpreendente dentro do sistema prisional. Não imaginava que esses artigos tinham sido feitos por pessoas privadas de liberdade. O Estado precisa investir cada vez mais em projetos assim, pois os internos ocupam a cabeça e constroem uma nova visão de vida”, conclui.