Hub do Hidrogênio Verde avança com assinatura novo pré-contrato

6 de dezembro de 2022 - 14:24 # # # # #

Ascom CIPP

A Comerc Eficiência e a Casa dos Ventos assinaram, nessa segunda-feira (5), um pré-contrato com o Complexo do Pecém (CIPP S/A), no Ceará, para a instalação de unidade fabril de produção de hidrogênio e amônia verde com sua primeira fase prevista para iniciar operação em 2026.

O projeto, que já vem sendo trabalhado desde 2021, agora segue para a fase de licenciamento ambiental e projeto básico para iniciar sua implantação, que será dividida em etapas. Quando em plena capacidade operativa, o empreendimento terá capacidade de até 2.4 GW de eletrólise, produzindo mais de mil toneladas de hidrogênio por dia, possibilitando a entrega 2,2 milhões de toneladas de amônia verde por ano.

As empresas Comerc Eficiência e Casa dos Ventos já haviam firmado um Memorando de Entendimento (MOU) com o Governo do Ceará e outro com o próprio Complexo do Pecém (CIPP S/A) para assegurar sua participação no projeto do Hub de H2V do Ceará.
A planta, que ocupará uma área de até 60 hectares na ZPE Ceará, vai evitar a emissão de até 430 mil toneladas de CO2 por mês, por meio da geração de Hidrogênio Verde ao invés de Hidrogênio Cinza, o qual emite 2.4 kg de CO2 para cada quilo de Amônia Cinza produzida, trazendo assim uma significativa redução na emissão dos gases de efeito estufa (GEE).

O secretário do Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet), Maia Júnior, destacou na cerimônia a importância do retorno de investimentos da Casa dos Ventos no Estado do Ceará. “A Casa dos Ventos é uma das maiores investidoras de energia do Brasil e agora será de hidrogênio verde. E essa volta é bastante significativa pra nós, após um longo trabalho das equipes do Sistema Sedet liderado pelo então governador Camilo Santana”, afirmou Maia Júnior.

“O Ceará está localizado em uma região de recursos energéticos eficientes e abundantes, aliado a uma posição estratégica para o comércio exterior. Esses fatores nos possibilitam exportar nossa energia renovável em forma de energéticos verdes de maneira muito competitiva globalmente”, afirma Lucas Araripe, diretor de novos negócios da Casa dos Ventos.

“O hidrogênio verde tem um potencial imenso para ser, senão o principal, mas um dos principais agentes da transição energética global rumo ao net zero. Aqui no Brasil, com a abundância de fontes de energia como solar e eólica, este cenário é extremamente favorável para nos colocar como um dos maiores players do mundo. E, por isso, é um grande prazer ter a Comerc Eficiência na vanguarda de um projeto inovador e que dá mais um passo em direção a uma economia sustentável, abrindo novas possibilidades de geração de riquezas para o país e criando milhares de empregos”, afirma Marcel Haratz, presidente da Comerc Eficiência.

Esse é o terceiro pré-contrato assinado para o Hub de Hidrogênio do Ceará, que conta ainda com 24 memorandos de entendimento (MoUs) assinados com empresas brasileiras e estrangeiras, de fevereiro de 2021 até hoje.

“Estamos muito satisfeitos com a assinatura desse pré-contrato celebrado com a Casa do Ventos e Comerc. É o reconhecimento de empresas importantes no mercado. Ou seja, mais players se juntam a esse estratégico projeto de transição energética que estamos desenvolvendo aqui no Ceará desde o início do ano passado. O Hub de Hidrogênio Verde do Ceará e do Pecém já é uma realidade”, celebra Danilo Serpa, presidente do Complexo do Pecém (CIPP S/A).

Sobre o Grupo Comerc Energia

O Grupo Comerc Energia é a mais completa Plataforma de Soluções Renováveis em Energia e Descarbonização do Brasil. Com 20 anos de atuação e um portfólio composto por cerca de 3,8 mil unidades de consumo, a companhia fechou 2021 com um faturamento de R$ 3,8 bilhões. Atualmente, a estrutura do Grupo Comerc é ancorada em quatro verticais de negócios, reunindo em seu portfólio geração renovável centralizada, geração distribuída, comercialização de energia, eficiência energética, medição setorizada e gestão de consumidores no mercado livre. Juntas essas soluções tornam factível o caminho para a descarbonização.

Sobre a Casa Dos Ventos

A Casa dos Ventos é uma empresa brasileira de energia que desenvolve, constrói e opera projetos de geração de energia a partir de fontes renováveis. Responsável pela maior campanha de medição de ventos já empreendida no mundo, a empresa desenvolveu um em cada quatro dos projetos eólicos em operação no Brasil. A companhia também é líder em oferecer soluções customizadas para apoiar a transição energética de grandes consumidores. Recentemente, a Casa dos Ventos anunciou uma joint venture com a TotalEnergies (TTE) para desenvolver, construir e operar em conjunto o portfólio renovável no Brasil, incluindo projetos de hidrogênio e amônia verde. A Casa dos Ventos é signatária do Pacto Global da ONU e trabalha de forma alinhada com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e as melhores práticas de ESG, preservando os biomas locais, desenvolvendo projetos sociais nas comunidades em que está presente e contribuindo para uma economia de baixo carbono.

Sobre o Complexo do Pecém

Fruto de uma joint venture formada pelo Governo do Ceará e pelo Porto de Roterdã – o maior e principal porto da Europa, o Complexo do Pecém (CIPP S/A) é um espaço de impulsionamento da economia no Ceará, pois promove desenvolvimento industrial, econômico e social para o estado e para o nordeste brasileiro. Com mais de 19 mil hectares de área, o Complexo do Pecém possui infraestrutura robusta, localização geográfica privilegiada e desponta também como a casa do Hidrogênio Verde (H2V) no Brasil, uma vez que abriga os primeiros projetos da área no país.

O Complexo do Pecém, vinculado à Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho, é composto por três grandes frentes: Área Industrial, que possui algumas das principais unidades fabris do Nordeste brasileiro; Porto do Pecém, um terminal offshore de classe mundial, que em 2021 movimentou mais de 22 milhões de toneladas; e ZPE Ceará, a primeira Zona de Processamento de Exportação a operar no Brasil.