Operação Fauna Livre 1 resulta nas capturas de três pessoas por crime ambiental em Fortaleza

9 de dezembro de 2022 - 11:11 # # # #

Ascom SSPDS

A Polícia Civil do Ceará (PC-CE) deflagrou, na manhã dessa quinta-feira (8), por meio da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA), a Operação Fauna Livre 1, que deu cumprimento a cinco mandados de busca e apreensão domiciliar em residências de pessoas suspeitas de ligação com o tráfico de animais silvestres, em Fortaleza. Em três desses endereços, foram resgatadas dezenas de pássaros silvestres, incluindo espécies ameaçadas de extinção. A equipe policial autuou três suspeitos em flagrante por tráfico e maus-tratos de animais silvestres e associação criminosa.

Durante a ação, que ocorreu nos bairros Jangurussu, Itaperi, Passaré, Bom Jardim e Serrinha, em Fortaleza, foram resgatados filhotes de arara, filhotes de tucano, arara canindé, trinca-ferros, bicudo, entre outros, que eram mantidos em gaiolas em situação degradante.

Os suspeitos foram conduzidos à DPMA, onde Francisco Canjari da Silva, de 65 anos, e Marcelo Costa da Silva, de 41 anos, foram autuados em flagrante. Já para um homem, de 67 anos, foi lavrado um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO). Francisco já tinha passagens por crime ambiental e ameaça. Marcelo, além de crime ambiental, também respondia por porte ilegal de arma de fogo.

Os animais resgatados foram encaminhados ao Instituto Pró-Silvestre, onde ficarão em quarentena e, após serem avaliados por biólogos, serão devolvidos à natureza. O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) foi notificado sobre o caso.

Denúncias

A população pode contribuir com as investigações repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais. As denúncias podem ser feitas para o telefone (85) 3247-2630, da DPMA.

As informações também podem ser encaminhadas para o número 181, o Disque-Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), ou para o (85) 3101-0181, que é o número de WhatsApp, por onde podem ser feitas denúncias via mensagem, áudio, vídeo e fotografia. O sigilo e o anonimato são garantidos.