21⁰ Centro Cearense de Idiomas é inaugurado em Paracuru

29 de dezembro de 2022 - 19:55 # # # # # #

Fhilipe Augusto - Comunicação Institucional Texto
Tatiana Fortes Fotos

O espaço tem capacidade para receber até 350 alunos e funcionará de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 20h

O Governo do Ceará inaugurou, nesta quinta-feira (29), em Paracuru, a 21ª unidade do Centro Cearense de Idiomas (CCI). No local, serão ofertados cursos de inglês e espanhol, com 325 vagas para alunos do Ensino Médio da rede pública estadual e 25 a professores. As aulas ocorrerão de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 20h. O CCI recebeu o investimento de R$ 580.959,71 para reforma, equipamentos e mobiliário, recursos do Tesouro Estadual.

Os CCIs visam dar aos estudantes aulas gratuitas de línguas estrangeiras, dando mais oportunidades a esses jovens. “Um centro desse é muito importante na complementação da formação dos nossos jovens e também dos professores que desejam aqui fazer seus cursos. Hoje é imprescindível para boa formação completa o domínio de uma segunda língua, especialmente essas que são mais requisitadas, o inglês e o espanhol. É um compromisso de qualificar cada vez mais essas oportunidades. Aproveitem muito”, ressaltou a governadora.

Os cursos possuem seis semestres, podendo o aluno ser certificado ao final de cada um ou após os três anos. Cada escola tem um número de vagas a ofertar aos seus estudantes. Os professores que desejarem participar cursarão como formação continuada. Para estes, serão 25 vagas para o curso de inglês no CCI de Paracuru. A Secretaria da Educação (Seduc) oferece fardamento e material didático aos alunos.

Natural de Paracuru, o secretário-chefe da Casa Civil do Ceará, Chagas Vieira, destacou a emoção de ver sua terra natal receber uma unidade do CCI e com o nome de um amigo que fez parte de sua trajetória. “É uma honra muito grande estar aqui entregando um equipamento tão importante para nossa juventude, para nossa cidade e com a homenagem tão especial a um amigo querido que nos deixou, mas continua cada vez mais vivo no nosso coração. Sei que onde o Renner (Emerson Braga Souza) estiver, lá no céu, está muito feliz de saber que esse equipamento vai servir demais para educar, para a carreira de tantos jovens e dos nossos professores”, declarou Chagas Vieira.

Oportunidade

A adolescente Maria Clarice, 16 anos, comemorou a chegada do CCI à sua cidade. Agora, ela terá oportunidade de realizar um sonho de quando ainda era criança. “Desde pequena eu queria aprender outra língua, porque realmente é algo que é muito pedido normalmente e também acaba abrindo mais portas para a gente. E por ser gratuito, ainda se torna bem mais fácil para as pessoas que não têm condições de estar fazendo um cursinho pago”, disse garota, que pretende ser psicóloga.

O prefeito Wembley Costa (Beim) enfatizou que proporcionar aos jovens o aprendizado de um novo idioma será o diferencial para as próximas gerações, levando em consideração a a vocação turística do município. “Uma conquista importante como é o Centro Cearense de Idiomas vai fazer uma diferença enorme para a nossa juventude. Um município que tem a vocação turística que Paracuru tem, é necessário que a gente tenha uma segunda língua para os nossos jovens se capacitarem. Tenho certeza que o mercado de trabalho se abrirá mais ainda para todos”, afirmou Beim.

O Governo do Ceará já abriu Centros Cearenses de Idiomas na Capital (Shoppings Benfica, RioMar Fortaleza, RioMar Kennedy, North Shopping Jóquei, Via Sul e no Conjunto Ceará). No Interior, os municípios beneficiados foram Itapipoca, Crateús, Caucaia, Iguatu, Juazeiro do Norte, Maracanaú, Maranguape, Horizonte, Camocim, Russas, Baturité, Aracati, Quixadá, Cascavel e, agora, Paracuru.