SAP e UFC iniciam treinamento de equipes para atualização do Censo Penitenciário e pesquisa do perfil do policial penal

29 de dezembro de 2022 - 14:30 # # # #

Natasha Ribeiro - Ascom SAP - Texto e foto

A equipe de pesquisadores da Universidade Federal do Ceará (UFC) se reuniu com os gestores da Secretaria da Administração Penitenciária para apresentar os resultados da coleta de dados para atualização do censo penitenciário e do projeto de pesquisa que vai atuar diretamente na saúde mental e na qualidade de vida dos servidores dentro e fora do sistema prisional do Ceará.

A reunião contou com a presença do secretário da administração penitenciária, Mauro Albuquerque, do secretário executivo, Rafael Beserra e do secretário executivo de planejamento e gestão interna, Alvaro Maciel, a coordenadora adjunta da Coordenadoria Especial de Administração Prisional, Geovana Sousa, a diretora da Unidade Prisional Irmã Imelda Lima Pontes (UP-Imelda), Ilana Ferro, além da equipe da Universidade Federal do Ceará (UFC) responsável pelo projeto de pesquisa que avalia os fatores que podem interferir e intensificar o risco de casos de depressão, ansiedade e suicídio dos policiais penais.

O Censo Penitenciário sintetiza dados sobre os estabelecimentos penais e a população prisional. O levantamento possui um relatório detalhado que permite um amplo diagnóstico sobre diversos pontos como questões pessoais, fatores relativos ao crime organizado, percepção da categoria em relação ao sistema penitenciário, gestão, assistências, perfil dos internos, entre outros.

O plano de trabalho através do projeto de pesquisa possui três eixos que avalia os fatores que podem aumentar os riscos de casos de depressão, ansiedade e suicídio da categoria. Além de avaliar o uso abusivo de álcool e drogas, também será discutido motivos pessoais, financeiros e profissionais que possam estar se tornando gatilhos do adoecimento mental da categoria. Outra ação e estratégia traçada pelos pesquisadores é desenvolver um aplicativo, que será acompanhado pela secretária, para o cuidado e promoção da saúde mental dos policiais penais.

As tratativas da parceria iniciaram desde novembro do ano passado e surgiu através de uma demanda solicitada pelo secretário da Administração Penitenciária, Mauro Albuquerque, ao demonstrar preocupação e atenção com a saúde mental dos servidores.

O secretário da administração penitenciária, Mauro Albuquerque, ressalta que a profissão exige que a saúde mental esteja em dia. “Estou feliz com o resultado das pesquisas, mas jamais satisfeito. Ainda temos muito o que melhorar e nosso objetivo é esse: pôr em prática ações e estratégias para que os policiais penais tenham suporte de políticas e serviços em prol da assistência à saúde mental e emocional. Essa pesquisa nos ajudou a entender pontos que precisamos trabalhar para alcançar qualidade de vida dentro e fora do sistema penitenciário”, afirma.

A professora da UFC, Ana Karina Pinheiro, faz parte da coordenação do Projeto de Extensão, destaca os resultados positivos alcançados na pesquisa. “Essa avaliação é muito importante para mostrar a gestão os fatores que ainda não estão muito bons e que são vulneráveis, mas passíveis de mudanças e intervenções para melhorar. Algumas ações já estão sendo feitas e colocadas em prática. Nosso objetivo é fazer novas pesquisas e pôr em prática algumas sugestões de intervenções direcionadas para os policiais penais”, disse.