Estação do Praia Acessível do Cumbuco volta a funcionar em novo ponto da praia

30 de dezembro de 2022 - 11:09 # # # #

Ascom SPS

Há 11 anos, dona Filomena Menezes (68) não entra no mar, e hoje, com o coração vibrando e um brilho no olhar ela entrou de novo na água. “Eu tenho pouca mobilidade e da última vez que tomei um banho de mar passei um susto. Desde então nunca mais tinha tido coragem para entrar na água, e hoje estou enfrentando meus medos e realizando um desejo antigo”, conta dona Filomena, enquanto entra no mar acompanhada dos bombeiros que fazem parte do Programa Praia Acessível.

A estação do Praia Acessível do Cumbuco, em Caucaia, foi reaberta na manhã dessa quinta-feira (29), em um novo espaço, ao lado da Barraca Velas do Cumbuco. Coordenado pela Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), o projeto promove acessibilidade para que pessoas com deficiência, idosas e com mobilidade reduzida possam contar com novas opções de lazer, como curtir um banho de mar e sol, e praticar esportes adaptados, com segurança.

O retorno das atividades, paralisadas em função de obras de acesso à praia, realizadas pela Prefeitura Municipal, contou com a presença do secretário-executivo de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Sandro Camilo. “A parceria entre o Governo do Estado e a prefeitura de Caucaia é que possibilitou que este projeto chegasse à praia do Cumbuco trazendo acessibilidade e o lazer de um banho de mar para pessoas com deficiência e mobilidade reduzida. Já inauguramos seis estações no Ceará, e no próximo governo, vamos inaugurar mais outras seis unidades”, destacou Sandro Camilo, durante sua fala na reabertura da Estação do Cumbuco.

Aline dos Santos (31) trouxe a filha Lavínia (10), que é cadeirante, para tomar um banho de mar com o auxílio dos equipamentos da estação. “Estou muito feliz de trazer ela aqui hoje e poder dar esse momento de lazer para minha filha. A gente sempre vai à praia, mas hoje é diferente, ela vai poder brincar à vontade e curtir um dia de sol com tudo que ela tem direito”, conta Aline, observando Lavínia entrar no mar.

O horário de atendimento será de quarta-feira a domingo, das 8h às 12 horas. O Praia Acessível integra o pilar Tempo de brincar do Programa Mais Infância Ceará.

A Estação oferece, gratuitamente, cadeiras anfíbias flutuadoras, esteiras, tendas, guarda-sol, mesas e cadeiras plásticas, e equipamentos para voleibol e frescobol adaptados, com acompanhamento de bombeiros, guarda-vidas e técnicos do município. As atividades são desenvolvidas em parceria com as prefeituras municipais. O investimento em cada estação é de aproximadamente R$ 170 mil.

O Estado oferta estações na Praia de Iracema, em Fortaleza; na Prainha, em Aquiraz; em Majorlândia, em Aracati; em Camocim; e na Praia do Farol, em Paracuru, contemplando mais de 11.200 pessoas.

Estação do Praia Acessível do Cumbuco:

Local: Rua E, s/n – Praia do Cumbuco – Caucaia (entre o Hotel Kariri Beach e Barraca Velas do Cumbuco)
Atendimento – De quarta a domingo, das 8h às 12 horas