Ouvidoria da SSPDS realiza atendimentos de mais de 3 mil manifestações em 2022

4 de janeiro de 2023 - 16:33 # # # #

Ascom SSPDS - Texto

A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS/CE) conta com um importante instrumento de participação cidadã e canal direito para o exercício da cidadania dos cearenses: a Ouvidoria. É por meio dos canais oficiais da Ouvidoria da SSPDS que, de janeiro a dezembro de 2022, foram recebidas e atendidas 3.036 manifestações. O balanço anual registrado no ano passado foi 18% superior ao mesmo período de 2021, quando o serviço contabilizou 2.572. Em média, as demandas são respondidas em até sete dias. O meio mais usado pelo cidadão para recorrer à Ouvidoria é o telefone 155.

A responsável pelo setor, que gerencia as atividades Assessoria de Controle Interno e Ouvidoria (Ascouv) da SSPDS, Ivinna Nunes, faz um balanço de 2022 e reforça o compromisso, a proatividade e a excelência no atendimento às demandas que chegam diariamente ao setor. “A importância da Ouvidoria está em concentrar todas as informações que são coletadas diretamente dos cidadãos. Por meio destas manifestações, a administração pública pode analisar e entender quais as ações necessárias para o bem comum da população, principalmente quando se trata de segurança pública. Além disso, é importante destacar que a ouvidoria, em pleno funcionamento e enlaçada com todos os setores da pasta, contribui positivamente na proteção dos direitos humanos e na promoção da justiça e transparência em nosso Governo”, destaca Ivinna.

Atuação

A Ouvidoria da SSPDS/CE estabelece um importante mecanismo de transparência e de relacionamento com a gestão superior do órgão, já que entre as manifestações que são analisadas pelo setor, constam a busca pela melhoria da qualidade dos serviços oferecidos à população.

Após as solicitações serem direcionadas à Ouvidoria da SSPDS, é realizada uma análise, e a partir daí, as manifestações seguem para avaliação e pedido de resposta do setor responsável. Dessa forma, o serviço prestado à população é mensurado, criando possibilidades para que ocorram melhorias. Em 2022, a Ouvidoria teve 98,3% das manifestações direcionadas à SSPDS finalizadas. Já o 1,7% corresponde às solicitações, que foram encaminhadas a outras pastas e órgãos do Estado.

Canal com o cidadão

A população pode utilizar os canais disponíveis para registrar sua manifestação à Ouvidoria da SSPDS/CE. A ligação é gratuita por meio do número 155 da Central de Atendimento Telefônico da Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE), ou na página da Ouvidoria Digital, que fica na plataforma Ceará Transparente. Além de disponibilizar o registro, o cidadão também pode fazer o acompanhamento das manifestações criadas por ele na página.

A Ouvidoria também está acessível, na palma da mão do cidadão, em aplicativos para celulares disponíveis na App Store e na Google Play, basta procurar pelo aplicativo Ceará App. Pelos canais é possível ainda realizar a denúncia sem precisar se identificar. As manifestações estão divididas em solicitações, reclamações, sugestões ou elogios.