Dia da Gratidão: por meio da Ouvidoria, pacientes e familiares da Casa de Cuidados reconhecem atuação de profissionais da Saúde

5 de janeiro de 2023 - 11:28 # # #

Márcia Catunda - Ascom CCC Texto e Foto

Manifestações são compartilhadas com colaboradores junto à equipe

O Dia da Gratidão é comemorado anualmente no Brasil no dia 6 de janeiro. A data convida as pessoas a agradecer por tudo que têm e são. Há diversas formas de expressar esse sentimento. Em unidades de saúde ou outros serviços públicos e privados, o canal para a manifestação é a Ouvidoria. O setor atua com ética e transparência, sendo ponte de diálogo entre cidadão e administração.

Na Ouvidoria da Casa de Cuidados do Ceará (CCC), da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), foram registrados quase cem elogios direcionados a profissionais – 60% das manifestações. O número compreende o período de janeiro de 2022 à primeira quinzena de dezembro do mesmo ano.

De acordo com a ouvidora da unidade, Ayana Alves, os elogios recebidos trazem palavras de carinho e emoção. “A maior motivação para o paciente fazer isso são as sensações de acolhimento, empatia e gratidão; de se sentir bem cuidado. Entendemos o reconhecimento como uma forma de materializar o esforço e a dedicação diária dos trabalhadores em promover bem-estar”.

Dos relatos mais marcantes, Alves ressalta aqueles com ênfase nos laços de afeto entre pacientes e familiares. “A Ouvidoria, por ter um contato próximo ao cidadão, já acompanhou muitas histórias de vida, algumas delas fragilizadas e transformadas a partir da assistência prestada pelos colaboradores da Casa”, disse.

A Ouvidoria valoriza e reconhece cada elogio e compartilha as manifestações com a Direção Geral da CCC. Os depoimentos chegam aos destinatários na presença da equipe e acompanhados de chocolates.