Estação das Artes inicia programação do ano com celebração ao Dia de Reis, Festa Lá em Cima e Feira Mais Vinil

5 de janeiro de 2023 - 17:07 # # # # # #

Ascom Estação das Artes - Texto
Thiago Matine - Fotos

Complexo abrirá para a visitação do público a partir de quinta-feira (05), com as exposições da Plataforma, do Centro de Design e da Pinacoteca do Ceará. Atrações artísticas compõem programação a partir de sexta (06)

Após o recesso para as festividades de fim de ano, o Complexo Cultural Estação das Artes – espaço que integra a Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secult Ceará, com gestão em parceria com o Instituto Mirante – retoma o funcionamento normal a partir desta quinta-feira (5), com visitação gratuita às exposições da Plataforma, do Centro de Design e da Pinacoteca do Ceará, além das apresentações artísticas e das atividades gastronômicas do Mercado AlimentaCE na sexta, no sábado e no domingo.

O Dia de Reis (6 de janeiro) será celebrado na Praça da Estação, a partir das 17h de sexta, com a apresentação do Reisado do Escuta. Esta manifestação cultural é realizada pelo coletivo de artistas e educadores populares do Espaço Cultural Frei Tito de Alencar (Escuta), ambiente comunitário de desenvolvimento da arte, da educação e da cultura popular. O festejo vem sendo desenvolvido na comunidade do Pici desde 1990, mobilizando um grupo de brincantes que todo ano se junta para tirar reisado pelas ruas do bairro citado.

Em seguida, às 18h, o músico Victor Vasconcelos, apresentará, no mesmo local, o repertório do grupo Caroá JAM, formado em 2019, com a proposta de levar o ouvinte a explorar diferentes horizontes sonoros por meio da música instrumental. Trafegando pelo popular, o moderno e o clássico, traz composições autorais que passeiam pelo baião, frevo, heavy metal e o jazz.

Enquanto isso, na Gare, o Mercado AlimentaCE promove um Happy Hour das 17h30 às 21h, com a ocupação temporária dos restaurantes Mormaço, Cozinha do Deyme, Tacos Burger, Muá Tuá, Pachamama e Sorvete da Reserva.

Festa Lá em Cima

No sábado (7), a Estação recebe a Festa Lá em Cima, das 16h às 21h. O projeto propõe um passeio rico e envolvente por vertentes da música Soul, Disco, House, Hip-Hop, Reggae e diversos outros gêneros, trazendo sempre o som conhecido e o que ainda precisa ser explorado.

Para esta edição, foi preparado um Line Up diverso e pensado para envolver o público desde o início do evento. Serão seis DJs – Thales, Tomé Braga, Babita, Darwin Marinho, William e Vicente de Castro – trazendo a energia dos encontros intimistas da festa para um público maior e mais plural, com entrada gratuita, serviço de bar e uma pista de dança quente e pulsante. A programação é voltada para maiores de 18 anos, com distribuição de pulseiras a partir das 16h, uma por pessoa, mediante lotação do espaço neste evento (1.200 participantes). Vale ressaltar que a comedoria coletiva do Mercado AlimentaCE também estará aberta durante a realização da festa.

Domingo na Estação

E para quem estava com saudade das manhãs de Domingo na Estação, no próximo dia 8 de janeiro, elas voltam com horário estendido para almoço, das 9h às 15h. Quem chegar cedo vai poder conferir a 4ª edição da Feira Mais Vinil. Movimento idealizado por Thiago Borges Duarte, proprietário da loja Direct Discos, surge com o propósito de fortalecer cada vez mais a cena do vinil, desde a valorização do disco como um documento histórico musical, a ser protegido e apreciado ao longo do tempo, até o fortalecimento e o desenvolvimento de novas atividades socioculturais e econômicas do setor.

Como o nome já diz, é uma feira que tem na sua essência a comercialização de discos de vinil, acessórios, equipamentos e materiais relacionados à música, por meio da exposição de vendedores/lojistas da região, e sempre conectada com apresentações de DJs. E quem comandará o som neste domingo será Aires/D, que tem como marca a fusão de sons dançantes e inusitados, com fundamentos de disco e house.

Enquanto garimpa, o público pode se deliciar com a feira gastronômica e agroecológica do Mercado AlimentaCE até as 12h, e as crianças têm diversão garantida com a pintura em papel craft conduzida pelos monitores do Complexo.

Encerrada as atividades da manhã, a comedoria abre para almoço, com os restaurantes da ocupação temporária do Mercado AlimentaCE. E, para acompanhar, às 13h tem início o show do trio Akilombar, fruto da primeira Convocatória de Projetos Artísticos da Estação das Artes.

Composto por Gil Pereira, Ernesto Cartaxo e Kadu Lopes, o grupo iniciou os trabalhos no final de 2019. Tanto nas composições quanto na musicalidade, composta por instrumentos como berimbau, agogô, caxixis, congas e pandeiro, a apresentação valoriza e fortalece a diversidade étnico-racial (povos originários/indígenas, população negra, povos de terreiro). Akilombar traz no repertório musical cantorias que afirmam essa ancestralidade, além de canções autorais e de outros compositores.

Exposições

Interessados em apreciar as exposições em cartaz no Complexo, podem visitá-las de quinta à sábado, de 12h às 20h (última entrada: 19h30), e domingo, de 10h às 18h (última entrada: 17h30). São elas:

 

Centro de Design do Ceará

> Tempo Presente

 

Pinacoteca do Ceará

> Amar se Aprende Amando

> No Lápis da Vida não Tem Borracha

> Se Arar

> Negros na Piscina

> Cosmopolíticas

> Quando o vento sopra (inclui instalação na Plataforma da Estação das Artes)

 

Serviço

Complexo Cultural Estação das Artes

Endereço: Rua Dr. João Moreira, 540 – Centro

 

Horário de Funcionamento:

Quinta: 12h às 20h (último acesso: 19h30)

Sexta: 12h às 21h

Sábado: 12h às 21h (último acesso: 20h30)

Domingo: 9h às 18h (último acesso: 17h30)

 

Entrada gratuita.

 

Programação completa

Quinta-feira (05/01)

12h às 20h – Visitas às exposições da Plataforma, do Centro de Design e da Pinacoteca do Ceará

 

Sexta-feira (06/01)

12h às 20h – Visitas às exposições da Plataforma, do Centro de Design e da Pinacoteca do Ceará

17h às 18h – Reisado do Escuta

19h às 20h – Victor Vasconcelos – Caroá JAM

17h às 21h – Comedoria do Mercado AlimentaCE

 

Sábado (07/01)

12h às 20h – Visitas às exposições da Plataforma, do Centro de Design e da Pinacoteca do Ceará

16h às 21h – Festa Lá em Cima* e comedoria do Mercado AlimentaCE

 

*Evento para maiores de 18 anos, com distribuição de 1.200 pulseiras a partir das 16h.

 

Domingo (08/01)

9h às 13h – 4ª Feira Mais Vinil, DJ Aires/D e Pintura infantil

10h às 18h – Visitas às exposições da Plataforma, do Centro de Design e da Pinacoteca do Ceará

9h às 12h – Feira gastronômica e agroecológica do Mercado AlimentaCE

13h às 14h – Show Akilombar

12h às 15h – Almoço na Comedoria do Mercado AlimentaCE