Pneumologista do HM detalha sintomas e tratamento da fibrose pulmonar, causa da morte da cantora cearense Rita de Cássia

6 de janeiro de 2023 - 09:45 # # #

Jéssica Fortes - Ascom HM Texto
Jéssica Fortes Arte gráfica

A fibrose pulmonar é uma doença crônica, progressiva e não infecciosa. A enfermidade causa cicatrizes nos pulmões, impedindo o funcionamento adequado do órgão. George Dantas, pneumologista do Hospital de Messejana Dr. Carlos Alberto Studart Gomes (HM), da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), explica sobre as causas, o diagnóstico e o tratamento da doença que vitimou a cantora cearense Rita de Cássia, na última terça-feira (3). Segundo dados da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT), há de 13 a 18 mil casos no País.

O pulmão é um órgão flexível, com capacidade de se expandir e de se encolher para permitir a respiração. Quando, por algum motivo, o aparelho fica endurecido ou apresenta cicatrizes em seu tecido, as trocas gasosas são comprometidas. Nesse contexto, o paciente é diagnosticado com fibrose pulmonar.

Causas

A doença adquirida ocorre por diversas causas. Na maioria dos casos, surge em pessoas com idade a partir de 50 anos, do sexo biológico masculino, tabagistas ou ex-tabagistas.

A enfermidade pode estar associada a exposições inalatórias a fatores ambientais como mofo e pássaros, a doenças autoimunes, do colágeno ou outras condições genéticas.

“Existem muitas causas e é importante avaliar a etiologia de cada caso para poder fazer o tratamento correto e adequado”, pondera Dantas.

Sintomas

Tosse seca e persistente, seguida da falta de ar aos grandes esforços e com piora progressiva estão entre os principais sintomas da fibrose pulmonar.

“Em geral, são esses os sintomas mais precoces. Na maioria dos casos, a doença tem evolução lenta, por isso, é muito importante uma investigação clínica e a realização de exames mais detalhados para fechar o diagnóstico de forma precoce e, assim, ter condições de estabilizá-la”, orienta o médico.

Tratamento

Ainda não existe cura para a fibrose pulmonar. O tratamento é feito com medicações para inflamação, buscando desacelerar o avanço da doença. Alguns pacientes apresentam redução da oxigenação sanguínea, sendo indicado, além de fármacos, o uso de dispositivos portáteis com suplementação de oxigênio.

Exercícios físicos fazem parte da reabilitação pulmonar de pacientes com fibrose pulmonar

“Em outros casos, quando a doença está muito avançada, alguns pacientes são encaminhados e acompanhados pelos serviços de transplante pulmonar. O procedimento possibilita uma melhor qualidade”, explica o pneumologista.

A fisioterapia respiratória também é uma aliada na terapia. No Hospital de Messejana, além dos ambulatórios especializados e do Serviço de Transplante, as pessoas recebem assistência da equipe de Reabilitação Pulmonar.

Por meio de programas de exercícios adequados e adaptados, os pacientes são assistidos por uma equipe multidisciplinar. Os benefícios da prática de atividades são muitos: aumentam a eficiência dos pulmões e a capacidade dos músculos, ampliando habilidades de autoajuda e promovendo uma melhor expectativa de vida.