Projeto “Maresia” realiza Mostra de Processo nas Rotas de Criação do Laboratório de Dança

6 de janeiro de 2023 - 15:14 # # # #

Ascom Porto Iracema - Texto

A atividade, gratuita e aberta ao público, ocorre na segunda-feira, 9 de janeiro, no Pátio da Escola

Artistas do Laboratório de Dança da Escola Porto Iracema das Artes – instituição da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM) – apresentam a Mostra de Processo “MARESIA – Cartografias de um processo.”. A atividade faz parte das Rotas de Criação do projeto “Maresia” e ocorre na segunda-feira (9), às 18h, no Pátio da Porto Iracema das Artes. O momento de partilha é gratuito e aberto ao público.

Nas estações do projeto Maresia, as cartografias de um processo resiliente refletem os conceitos, as dramaturgias e as questões sob as quais, os corpos e as sensações vêm se revelando, maré por maré. A Mostra de Processo apresenta os progressos dessa pesquisa em Dança e faz parte das Rotas de Criação, que são momentos de partilha pública dos processos e pesquisas desenvolvidos nos Laboratórios de Criação da Porto Iracema das Artes. O projeto “Maresia” está sendo desenvolvido pelos artistas Rafael Sousa, Daniel Rufino e Joana Darc Fernandes, com tutoria de Daniela Yara Cantillo

O Programa de Laboratórios de Criação da Porto Iracema das Artes tem o apoio da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), e das empresas Dass, Democrata Calçados e Neorubber e Termaco, com Parceria da BG Soluções Sociais, via Lei Federal de Incentivo à Cultura, da Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo.

Sobre o projeto Maresia

“Maresia” é um mergulho nas experimentações físicas na busca por diálogos entre as linguagens da dança e do circo, a fim de gerar interlocuções no fluxo de informações que transitam entre as citadas técnicas, transformando-se em exercícios híbridos banhados pelo sol e pela lua, a partir das vivências em áreas de praia, mar, dunas, falésias e mangues. A tais experimentações externas, nomeamos: “Maré de águas vivas”.

Sobre Daniela Yara Cantillo

Colombiana, residindo no Brasil há mais de quatro anos, formada em artes cênicas com ênfase em interpretação pela Universidade Distrital Francisco José de Caldas da Faculdade de artes ASAB. Diretora da Plataforma NODO Mediação Cultural e Criativa, NODO Coletivo e diretora da produção de UmaRuma, em que, encontros de imersão em técnicas e pedagógicas das artes do corpo, convocam à possível construção de redes latino-americanas. Atualmente é assistente da coordenação pedagógica da Escola Pública de Dança da Vila das Artes.

Sobre os Laboratórios de Criação

São espaços de experimentação, pesquisa e desenvolvimento de projetos culturais em cinco linguagens: Artes Visuais, Cinema, Dança, Música e Teatro. Funcionam em regime de imersão, por meio de processos formativos de excelência, desenvolvidos em torno das propostas previamente selecionadas. Os artistas recebem orientação de tutores e tutoras, que conduzem à qualificação dos projetos por meio de orientações individuais, além de oficinas, palestras e masterclasses pelo período de sete meses. Os laboratórios funcionam em regime de imersão, através de processos formativos de excelência, desenvolvidos em torno de propostas previamente selecionadas. Durante esse tempo, os artistas selecionados recebem ajuda de custo para que possam se dedicar integralmente ao desenvolvimento de suas propostas. Ao longo de dez edições, de 2013 a 2022, 555 artistas passaram pelos Labs e 221 projetos foram selecionados.

Sobre a Escola

A Porto Iracema das Artes é a escola de formação e criação em artes do Governo do Estado do Ceará, instituição da Secretaria da Cultura (Secult) gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM). Criada em 29 de agosto de 2013, há nove anos desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com a oferta de Cursos Básicos e Técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas.

Serviço

O quê: Mostra de Processo “MARESIA – Cartografias de um processo”
Quando: 9 de janeiro, segunda-feira, às 19h
Onde: no Pátio da Escola Porto Iracema das Artes (Rua Dragão do Mar, 160, Praia de Iracema).
Gratuito e aberto ao público