Primeira-dama conhece trabalho do Centro Inclusivo para Atendimento e Desenvolvimento Infantil da Alece

10 de janeiro de 2023 - 15:50 # # # # #

Aline Freires - Ascom Gabinete Primeira-dama - Texto
Paulo Rocha - Ascom Alece - Foto

Um ambiente pensado por profissionais no intuito de oferecer assistência especializada multidisciplinar, segura, de qualidade e humanizada para crianças de dois a 12 anos, e adolescentes de 16 anos, com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Síndrome de Down. Assim é o Centro Inclusivo para Atendimento e Desenvolvimento Infantil (Ciadi) da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece). Com o objetivo de conhecer essa iniciativa, a primeira-dama do Ceará, Lia de Freitas, visitou as dependências do Centro, na manhã desta terça-feira (10), no Anexo III da Alece.

A visita da primeira-dama foi acompanhada pela coordenadora do Centro, Saskia Vaz; e pelo orientador de célula, Bráulio Costa. “É um prazer enorme estar aqui hoje e dizer que estamos muito felizes com essa estrutura que a Alece possui, disponibilizada para as crianças e adolescentes com TEA e Síndrome de Down. É um grupo que estou conhecendo melhor agora, após uma longa conversa com a Saskia e o Bráulio. Um diálogo quando me foi apresentada uma grande equipe multidisciplinar, voltada ao cuidado e ao desenvolvimento de todos que são atendidos. Então, estamos nos aproximando dessa experiência para que possamos levar as ideias para o nosso Governo do Estado”, destacou Lia de Freitas.

O Ciadi foi criado em maio de 2021, e atualmente conta com 45 profissionais, entre assistentes sociais, enfermeiros, médicos, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, psicopedagogos, psicólogos, fisioterapeutas, profissionais de educação física e musicoterapeutas. O trabalho é voltado para o acolhimento de crianças e adolescentes que sejam dependentes de servidores da Alece e também para pessoas que residem em comunidades no entorno. A sua estratégia, política e diretrizes são definidas pela primeira-dama do Poder Legislativo, Cristiane Leitão.

“Hoje, nós temos duas células: a Célula de Atendimento em Síndrome de Down e a Célula de Atendimento em Transtorno do Espectro Autista. Dentro dessa perspectiva, nós temos uma equipe multidisciplinar, com profissionais especializados na área, principalmente na área do TEA. Nós iniciamos com 49 crianças, hoje temos 67 pessoas sendo atendidas – 59 crianças e oito adolescentes”, explicou Sáskia.

Ainda durante a visita às dependências do Ciadi, Lia conheceu algumas obras do artista Eduardo Aragão, jovem autista e filho da servidora da Alece, Jaqueline Aragão. Os quadros estão expostos em um espaço de convivência do Centro.

Serviço

Dias: Segunda a sexta-feira
Horário: 8h às 12h e de 13h30min às 17h30min
Local: Edifício Deputado Francisco das Chagas Albuquerque – Anexo III da AL (Avenida Pontes Vieira, 2.300 – São João do Tauape – Fortaleza – CE)
Contatos: Sáskia Vaz – Coordenadora
Telefone: (85) 3277-2580 (Recepção); (85) 3277-2582 (Coordenação) e; (85) 2180-6539 (Serviço Social)
E-mail : ciadi@al.ce.gov.br