HRVJ oferece atendimento ambulatorial de Enfermagem a pacientes após angioplastia

11 de janeiro de 2023 - 11:41 # # # #

Joelton Barboza - Ascom HRVJ - Texto e foto

Consultas ocorrem às quintas-feiras e objetivam aferir a qualidade dos serviços prestados e o quadro do paciente após a intervenção cirúrgica

Pacientes que fizeram procedimentos de angioplastia há mais de 30 dias, egressos do serviço de hemodinâmica do Hospital Regional do Vale do Jaguaribe (HRVJ), agora têm acesso à assistência especializada no Ambulatório de Enfermagem do equipamento. A unidade é vinculada à Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) e gerida pelo Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH).

A angioplastia busca combater a obstrução das artérias que conduzem o sangue ao coração. “Iniciamos o mês com uma nova proposta de missão e compromisso. Trataremos corações de uma nova forma: examinando, reavaliando e orientando pacientes que realizaram angioplastia no HRVJ. Esse novo passo é dado com apoio e confiança da Direção e da Coordenação Geral de Enfermagem, e com uma grande torcida de todos os setores envolvidos no processo”, disse a coordenadora da Hemodinâmica, Thais Guerra.

Os atendimentos ocorrem às quintas-feiras e objetivam aferir a qualidade dos serviços prestados e o quadro do paciente após a intervenção cirúrgica.

Evitar a reinternação

As primeiras assistências foram realizadas pelos enfermeiros Danielle Gonçalves e Éder Dourado. Ambos avaliaram a iniciativa como um marco para a Enfermagem, para o serviço de hemodinâmica do HRVJ e para pacientes submetidos à angioplastia transluminal coronariana (ATC).

“Essa é uma oportunidade de retorno para esclarecimento de dúvidas e avaliação do quadro clínico após a cirurgia”, afirmou Gonçalves. “Na ocasião, pode-se checar a possibilidade de reinternação do paciente, se há complicações ou novas queixas. O momento também permite aferir a adesão à Dupla Antiagregação Plaquetária (DAPT) e à medicação”, complementou Dourado.

A DAPT é uma terapia preventiva contra trombose. O tratamento correto evita a necessidade de outro procedimento cirúrgico. Por isso, é importante manter uma linha de cuidado estruturada após a angioplastia.