SSPDS-CE realiza reunião de alinhamento sobre o PreVio

20 de janeiro de 2023 - 13:00 # # # #

Ascom SSPDS - Texto

A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS-CE) realizou, nesta quinta-feira (19), uma reunião de alinhamento sobre as ações que serão executadas pela pasta com aporte do Programa Integrado de Prevenção e Redução da Violência (PreVio). Além dos gestores da SSPDS-CE, o encontro contou com representantes da Vice-Governadoria do Ceará, que coordena o programa.

Com orçamento de R$ 50 milhões previstos para serem executados pela Segurança Pública em 2023, o PreVio é um instrumento para fortalecimento das medidas de prevenção à violência. Neste ano, o valor será utilizado para a entrega de três Unidades Integradas de Segurança (Uniseg), data center para a Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE), estruturação de laboratórios da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) e aquisição de equipamentos para a Coordenadoria de Inteligência (COIN/SSPDS).

Além do secretário da SSPDS-CE, Samuel Elânio, participaram da reunião: os secretários-executivos da SSPDS-CE, Márcio Oliveira e Sérgio Pereira; e o secretário-executivo de Planejamento e Gestão Interna, Adriano de Assis Sales; o coordenador de Desenvolvimento Institucional e Planejamento da SSPDS, tenente-coronel Vanderlan Carvalho; o superintendente de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp), Nabupolasar Alves Feitosa; e coronel comandante-geral da Polícia Militar do Ceará (PMCE), Cel Klênio Savyo Sousa. Representando a Vice-Governadoria do Ceará, estiveram presentes: a assessora especial da Vice-Governadoria, Carla da Escóssia; e o coordenador da Unidade de Gerenciamento de Projetos (UGP) do PReVio, Régis Dantas.

PreVio

O Programa Integrado de Prevenção e Redução da Violência (PreVio) tem a finalidade de pensar sobre ações de segurança social, na perspectiva de criação de políticas sociais, com o objetivo de reduzir vulnerabilidades e prevenir situações de violência contra grupos minorizados como mulheres, pessoas LGBTQIA+, crianças, adolescentes, jovens e idosos, além de egressos do sistema socioeducativos.

O projeto é coordenado pela Assessoria Especial da Governadoria do Ceará, em parceria com a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Secretaria de Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), Secretaria de Educação (Seduc) e Superintendência do Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo (Seas).