SSPDS realiza Operação Pré-Carnaval com emprego de 2.140 profissionais das Forças de Segurança

20 de janeiro de 2023 - 16:56 # # # # # # # #

Ascom SSPDS - Texto

A Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS-CE), suas vinculadas e órgãos parceiros, realizam a Operação Pré-Carnaval 2023, durante o período festivo deste ano. Cerca de 2.140 homens e mulheres das Forças de Segurança atuarão nos eventos pré-carnavalescos de Fortaleza, que ocorrem de 20 de janeiro a 12 de fevereiro.

Todos os esforços estão sendo empregados pela SSPDS, para garantir que os cearenses aproveitem os locais de pré-carnaval com tranquilidade, que são: Aterro da Praia de Iracema, na Área Integrada de Segurança 1 (AIS 1) de Fortaleza; Praça do Ferreira, Mercado do Pinhões, Polo dos Queijos, Rua Padre Climério com Rua João Cordeiro (Mocinha) e Passeio Público, localizados na AIS 4; Praça João Gentil, na AIS 5; Parque Rachel de Queiroz, na AIS 6; e Marco Zero da Barra do Ceará, na AIS 8.

As ações operacionais do pré-carnaval de Fortaleza, serão gerenciadas pela Coordenadoria Integrada de Planejamento Operacional (Copol) e contarão com o trabalho integrado da Coordenadoria de Inteligência (Coin), da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops), Coordenadoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (Cotic) e da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas do Ceará (Ciopaer) da SSPDS, e das vinculadas da pasta – Polícia Militar do Ceará (PMCE), Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE), Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) e Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce). Também participam as forças amigas: Secretaria Municipal da Segurança Cidadã de Fortaleza (Sesec) e Guarda Municipal de Fortaleza.

O objetivo da operação é que os responsáveis pelos órgãos envolvidos estejam juntos para que a tomada de decisões, quando necessária, possa ocorrer de forma mais rápida.

“A Operação Pré-Carnaval, para nós, já começou. A Polícia Civil e a Polícia Militar irão atuar de forma conjunta. As inteligências também. Tudo para que a população aproveite esse período de festas com segurança e tranquilidade”, explica o secretário da Segurança Pública e Defesa Social, Samuel Elânio.

Polícia Militar

Pela Polícia Militar do Ceará (PMCE), serão empregados 1.628 mulheres e homens durante o ciclo carnavalesco. A distribuição operacional da tropa ocorre conforme a necessidade de cada região onde acontecem os pré-carnavais. Os policiais militares atuarão de maneira integrada com órgãos parceiros, realizando trabalhos ostensivos para fiscalizar e coibir possíveis crimes. O plano operacional é coordenado pela Copol da SSPDS.

Polícia Civil

A Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE) contará com 390 policiais civis, além das seis delegacias plantonistas da Capital, 2º Distrito Policial, 10º Distrito Policial, 13º Distrito Policial, 30º Distrito Policial, 32º Distrito Policial e 34º Distrito Policial. Funcionarão ainda o Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), a Delegacia da Criança e do Adolescente (DCA) e a Delegacia de Defesa da Mulher (DDM).

Corpo de Bombeiros

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará atuará em suas unidades operacionais no Estado com 52 bombeiros militares, quatro viaturas, como auto bomba tanque, de salvamento e ambulâncias.

Pefoce

A Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce) contará com 65 profissionais, entre peritos criminais, auxiliares de perícia, médicos legistas, peritos legistas e reforços operacionais.

Ciopaer

A Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) da SSPDS terá equipes 24 horas por dia durante o pré-carnaval com patrulhando em Fortaleza.

As aeronaves darão apoio solo e aéreo às equipes das Forças de Segurança do Estado, realizando missões durante o pré-carnaval, funcionando como plataforma de observação e monitoramento de pessoas e veículos suspeitos, bem como agindo preventivamente no combate à criminalidade. O trabalho da Ciopaer é dar tranquilidade à população com o emprego de aeronaves multimissão, capazes de atender demandas diversas.