Equipes do CBMCE alertam banhistas sobre possíveis riscos no mar

23 de janeiro de 2023 - 14:53 # # # #

Ascom CBMCE

Equipes de mergulho e resgate do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) alertaram os banhistas sobre os perigos do mar. As orientações ocorreram nesse fim de semana, sábado (21) e domingo (22), no litoral de Fortaleza.

As orientações ocorreram após o atendimento de duas ocorrências de afogamentos registrados na primeira quinzena do mês de janeiro, na Praia de Iracema, próximo à Ponte Metálica, e na Leste Oeste, localizadas na Área Integrada de Segurança 4 (AIS 4) de Fortaleza.

A Companhia de Mergulho de Resgate (CMR) do CBMCE está de prontidão para resgatar possíveis vítimas de afogamento. Os salva-vidas alertam para a prevenção ainda é o melhor a ser feito.

Prevenção

Para que não ocorra a situação de afogamento, é importante evitar entrar no mar em áreas de valas, conhecidas como “correntes de retorno”, devido essas puxarem os banhistas, arrastando-os em direção a locais com profundidade. Para segurança do banhista, é importante sempre manter-se com o nível da água na linha da cintura. Além disso, o CBMCE orienta não consumir bebida alcoólica e entrar no mar.

Outra dica é acompanhar a “tábua de marés”, disponível gratuitamente na Internet e em aplicativos para celular, com informações sobre os horários de maré cheia ou seca. Além disso, a população deve escolher praias supervisionadas por guarda-vidas do CBMCE e sempre perguntar sobre os melhores locais para tomar banho. Esses profissionais conhecem o local e podem orientar sobre a situação para mergulho.

Cuidados com as crianças

Com os pequenos os cuidados devem ser redobrados. Os pais ou responsáveis devem sempre mantê-los próximos, para garantir um rápido alcance da criança. As correntes de retorno são as principais causadoras de afogamentos no mar.

É preciso ficar atento aos riscos ligados às crianças brincando no mar sem a supervisão de um adulto. É importante protegê-las para que elas não sejam expostas a possíveis perigos que se potencializam pela baixa estatura da criança e pela pouca maturidade em lidar com os movimentos imprevistos das águas.

Os pais devem conversar com os pequenos e estabelecer regras de seguranças. As boias não são um item de segurança. É comum, as ocorrências de crianças perdidas na faixa de areia, para tanto, o CBMCE dispõe de pulseirinhas que podem ser requeridas nos postos de guarda-vidas para identificação do pequeno. Ao receber a pulseirinha, o pai ou responsável põe seus dados e contatos para serem utilizados caso a criança se perca.

Como acionar os bombeiros

A população pode acionar o Corpo de Bombeiros Militar do Ceará por meio do número 193. A ligação é gratuita e o serviço funciona 24 horas por dia, inclusive em fins de semana e feriados.