Saúde do Ceará lança campanha de incentivo ao sexo seguro durante ciclo carnavalesco

23 de janeiro de 2023 - 16:03 # # # # #

Evelyn Barreto - Ascom Sesa - Texto
Josias Ferreira - Arte gráfica

Em meio ao ciclo carnavalesco de 2023, a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) divulga campanha de prevenção a infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) e de conscientização sobre gravidez indesejada. Com o tema Se combinar direitinho, todo mundo se protege, as peças digitais e para impressão estimulam o cuidado na prática sexual durante os dias que antecedem o Carnaval e ao longo da festividade.

Acesse as peças da campanha “Se combinar direitinho, todo mundo se protege”

Para Louanne Aires, assessora do Grupo Técnico de Vigilância Epidemiológica de ISTs/HIV/Aids e Hepatites Virais da Sesa, discussões sobre sexualidade saudável, prevenção combinada e combate à discriminação precisam ser ampliadas.

Segundo Aires, os materiais darão apoio às Superintendências Regionais de Saúde na interlocução com os municípios. “Durante o ciclo carnavalesco, é necessário intensificarmos os debates para que mais pessoas saibam quais estratégias de prevenção estão disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS). Por isso, o projeto é fundamental para fortalecer a divulgação de conteúdos relevantes”, afirma.

As peças reforçam, por exemplo, a utilização de preservativos internos e externos durante relações sexuais e ressalta a importância das profilaxias pré e pós-exposição (PrEP e PEP), dentre outros métodos preventivos.

A campanha Se combinar direitinho, todo mundo se protege é resultado da colaboração entre a Assessoria de Comunicação e Eventos (Ascom) e a Coordenadoria de Vigilância Epidemiológica e Prevenção em Saúde (Covep) da Sesa.