Secretária da Educação participa da I Reunião Extraordinária do Consed

10 de fevereiro de 2023 - 16:32 # # #

Ascom Seduc

A secretária da Educação, Eliana Estrela, participou, nesta sexta-feira (10), da I Reunião Extraordinária do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), em Brasília. Na ocasião, foi eleita a mesa diretora que estará à frente da entidade no biênio 2023-2024. O secretário do Espírito Santo, Vitor de Angelo, foi reconduzido ao cargo de presidente do órgão.

“O Consed tem sido fundamental para a integração das redes estaduais e a participação das unidades federativas na construção das políticas nacionais essenciais para a melhoria da educação pública brasileira. Parabenizo o secretário do Espírito Santo, Vitor de Angelo, pela reeleição para a presidência do Conselho”, disse a secretária Eliana Estrela.

A primeira vice-presidência ficou com a secretária de Educação do Rio Grande do Sul, Raquel Teixeira, representante da Região Sul. Já a segunda vice-presidência ficou com o secretário Washington Bandeira (PI), representante da Região Nordeste.

Representando a Região Sudeste, o secretário de Educação de Minas Gerais, Igor de Alvarenga, foi escolhido para a terceira vice-presidência, enquanto a secretária de Educação do Amazonas, Kuka Chaves, foi eleita para a quarta vice-presidência, representando a Região Norte. Por fim, o secretário de Educação do Mato Grosso do Sul, Helio Daher, vai assumir a quinta vice-presidência, representando a Região Centro-Oeste.

A secretária de Educação do Distrito Federal, Hélvia Paranaguá assumirá a presidência do Conselho Fiscal, que terá como membros titulares os secretários Sandra Casimiro (AP) e Zezinho Sobral (SE), além dos suplentes Socorro Batista (RN), Aberson Carvalho (AC) e Fábio Vaz (TO).

No período da tarde, os secretários estaduais debateram sobre a Lei do Piso Salarial e os seus desdobramentos. A secretária executiva do Ministério da Educação, Izolda Cela, apresentou, durante o encontro, as propostas e ações do governo federal para a melhoria da educação pública.