Arrumando a casa: obra do novo gramado da Arena Castelão entra na fase final

16 de fevereiro de 2023 - 10:54 # # # # #

Eudes Brasil - Ascom SOP

Dois meses após o plantio da grama, campo passa por nova avaliação para confirmar data de estreia

A Arena Castelão segue a rotina de preparação do gramado para a temporada 2023, concluindo a reforma iniciada em novembro do ano passado. A liberação está prevista para o início de março. Nesta semana foram realizados testes para medir a capacidade de tração, ensaio feito para verificar a resistência do campo ao arranque dos atletas durante as partidas.

Também foi realizada uma análise de compactação da área de jogo. O acompanhamento contínuo da compactação, além de contribuir para uma boa drenagem do campo e para o enraizamento da grama, ajuda a evitar contusões nos atletas por conta do impacto com o solo.

Seguindo o planejamento de cuidados, a medição de corte também é realizada periodicamente, para manter a altura do gramado dentro dos parâmetros exigidos para a prática do esporte e para fazer um monitoramento do crescimento da grama, plantada em meados de dezembro de 2022.

“Com todo o trabalho que vem sendo feito tem como resultado um gramado em perfeitas condições. A previsão é que semana que vem, entre quinta e sexta-feira, ele comece a ser demarcado”, destaca o superintendente de Obras Públicas, Quintino Vieira.

Rotina

Após as duas primeiras podas, o novo gramado da Arena Castelão, com grama do tipo Bermuda Celebration, passou a ser aparado em média duas vezes por semana. No início deste mês de fevereiro foi realizada a aplicação de top dressing, que é uma fina camada de areia depositada sobre o gramado após o corte para estimular o crescimento horizontal e corrigir imperfeições. Mensalmente também são verificadas a qualidade e a resistência do gramado.

Manutenção

Além do novo gramado, o estádio está passando por manutenção em outros espaços. Todas as áreas de circulação, cabines e halls dos elevadores estão sendo pintados; as luminárias estão sendo revisadas e substituídas; os telões foram consertados e a fachada do estádio passa por recuperação.

Além disso, os banheiros também passam por reforma. Todos os utensílios, como espelhos, torneiras, louças e parte hidráulica estão sendo substituídos. Os elevadores e os pilares da área premium serão adesivados para ganhar um novo visual. A intenção é que tudo fique pronto até o início de março.

“Fora o gramado, a Arena está passando por outras intervenções como a recuperação do placar, dos banheiros, os locais dos vestiários para que os atletas sintam-se bem tratados e toda a iluminação do estacionamento. O intuito é deixar o Castelão pronto para receber as séries A e B, Copa do Nordeste e a final do Campeonato Cearense”, resume Quintino Vieira.

Etapas

A Arena Castelão, principal equipamento esportivo do estado, foi o estádio brasileiro que mais recebeu jogos na temporada de 2022, com 73 no total, conforme dados da Secretaria do Esporte e Juventude (Sejuv). Em seguida, com oito partidas a menos (65), figuraram Mineirão e Maracanã. O uso excessivo acarretou desgaste, solucionado por meio de reforma completa do gramado.

A troca do campo de jogo da Arena Castelão teve início no dia 14 de novembro, com troca de todas as camadas que ficam sob o gramado. Na fase inicial, foi retirada toda a grama antiga e as camadas de areia e brita logo abaixo, até atingir os drenos. Na segunda etapa, foi feita reforma do sistema de drenagem, dobrando a estrutura de valas, tubos e mantas de drenagem, do tipo bidim. Em formato de espinha de peixe, o mecanismo disposto na camada mais profunda do gramado do Castelão saltou de 1.850 metros de tubulação para 3.700 metros, dobrando a capacidade.

Finalizada essa etapa, foram depositadas novas coberturas de brita e de areia, para, em seguida, realizar os serviços de nivelamento a laser do terreno, testes e ajustes do sistema de irrigação. Somente após a conclusão desses serviços foi realizado o plantio das mudas.

Na terceira fase, foi realizado um plano de cuidados para enraizamento e crescimento do gramado. No mesmo intervalo, o sistema de irrigação passou por uma revisão detalhada e foi finalizado o trabalho de automatização da irrigação.

Vinte e quatro dias depois da conclusão do plantio, o gramado da Arena Castelão recebeu o seu primeiro corte. O trabalho teve início no dia 9 de janeiro e se estendeu até o dia seguinte.

Oito dias depois do primeiro corte drástico, o gramado da Arena Castelão foi aparado pela segunda vez. A partir dessa etapa, as podas passaram a ser de uma a duas vezes por semana, de acordo com a necessidade e com a velocidade de crescimento da grama. Durante o intervalo dos cortes, o campo continou recebendo adubação e irrigação, seguindo o cronograma já estabelecido.

A obra de implantação do novo gramado da Arena Castelão recebe investimento de R$ 1,95 milhão.