Vai ter blitz no Carnaval na Serra de Baturité

17 de fevereiro de 2023 - 11:33 # # # # #

Ascom Sema - Texto

Como é tradição, nas boas-vindas para quem chega às cidades de Pacoti e Guaramiranga, haverá uma blitz ecológica com distribuição de mudas nativas da mata atlântica, produzidas no Viveiro da APA da Serra de Baturité, mudas de citronela (planta que combate o aedes aegypti) e sacolas veiculares. Haverá ainda uma Tenda Ambiental, em parceria com o Consórcio Associação Pública dos Municípios do Maciço de Baturité para Saneamento Ambiental – AMSA, onde haverá exposição de artesanatos feitos com materiais reciclados por moradores locais e de municípios vizinhos, na Praça Santa Luzia, no município de Baturité.

Após dois anos sem folia, por conta da pandemia, o Carnaval está de volta. Porém, o consumo exagerado de bebidas, além do descarte de embalagens de alimentos aumenta bastante, gerando assim, um excesso de resíduos que causa poluição nas vias públicas dos municípios inseridos na Área de Proteção Ambiental (APA) da Serra de Baturité, notadamente em Guaramiranga, Pacoti e Baturité, que possuem um maior fluxo turístico.

“No momento da folia, muitas pessoas esquecem que o lixo deve ser descartado no lugar certo. Diante disso, percebemos ser conveniente aproveitar o período carnavalesco para mostrar à população que folia e lixo não combinam”, explica a titular da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema), Vilma Freire, que participará do evento.

Outras ações ambientais também são realizadas no período, as quais fazem parte da programação do Festival de Jazz & Blues de Guaramiranga. No domingo (19/02), haverá Observação de Pássaros e Trilhas Ecológicas, no Campo do Batalha, Sede do Refúgio da Vida Silvestre (REVIS) Periquito Cara Suja e do Posto Avançado Batalhão da Polícia Militar Ambiental (BPMA), localizado a cerca de 3 km do Centro de Guaramiranga. O link para inscrição está disponível na bio do Instagram @apabaturiterevis.

Além da SEMA, as atividades contam com o apoio da Via de Comunicação, Batalhão da Polícia Militar do Meio Ambiente (BPMA), Consórcio Associação Pública dos Municípios do Maciço de Baturité para Saneamento Ambiental – AMSA além das Prefeituras municipais de Pacoti, Guaramiranga e Baturité.

Programação

18 de fevereiro (sábado) – Guaramiranga, Pacoti e Baturité

Atividade: Blitz Ecológica
Local: Entrada principal das cidades de Guaramiranga e Pacoti-Ceará
Horário: 8h
Responsáveis e Parceiros: Sema, Prefeitura Municipal de Pacoti, Prefeitura Municipal de Guaramiranga e BPMA

Atividade: Tenda Ambiental e Exposição de artesanato com materiais reciclados
Local: Praça Santa Luiza – Baturité
Horário: 8h30min
Responsáveis e Parceiros: Sema, Prefeitura Municipal de Baturité e Consórcio Associação Pública dos Municípios do Maciço de Baturité para Saneamento Ambiental (AMSA)

19 de fevereiro – Guaramiranga

Atividade: Observação de Pássaros e Trilhas Ecológicas
Local: Refúgio da Vida Silvestre Periquito Cara Suja/ Campo do Batalha
Horário: 7h30min
Responsáveis e Parceiros: Sema, Aquasis, Prefeitura Municipal de Guaramiranga, Prefeitura Municipal de Guaramiranga, Via de Comunicação – Festival Jazz e Blues e BPMA