Operação Carnaval: CBMCE lança cartilha de prevenção em Cordel

18 de fevereiro de 2023 - 10:30 # # # #

Ascom CBMCE - Texto e foto

Na Operação Carnaval de 2023, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE) lança cartilha de prevenção em Cordel. O objetivo é orientar a população quanto à segurança e à prevenção de acidentes neste feriado momino.

A literatura de cordel é uma forma tradicional de poesia que se originou no Nordeste, e é tipicamente escrita em pequenos livretos e em linguagem acessível.

De autoria do 2º tenente Domingos Neto, o texto faz parte da campanha de educação pública. O livreto, intitulado “Folia com Segurança”, usa o estilo tradicional da literatura de cordel para educar o público sobre segurança e prevenção de acidentes. É escrito em uma linguagem simples e divertida que é fácil de entender e lembrar, tornando-se uma ferramenta eficaz para espalhar a conscientização sobre a segurança do público em geral.

Em síntese, a decisão do Corpo de Bombeiros de usar a literatura de cordel para sua campanha de educação pública é baseada em uma abordagem criativa e inovadora para alcançar um público mais amplo. Usando uma forma tradicional e familiar de poesia, eles são capazes de comunicar mensagens importantes de uma forma agradável para o leitor.

Veja trecho do cordel “Folia com Segurança”

Já chegou o Carnaval
Tem festejo todo dia
Aproveite o feriado
E pule em harmonia
Pois o Corpo de Bombeiros
Vai proteger a alegria

Estaremos de plantão
Seja onde o folião estiver
Equipes bem treinadas
Para o que der e vier
Mas respeite seus limites
Se beber, evite a maré