Saúde no Carnaval: no cardápio da festa, alimentos saudáveis e bastante água

19 de fevereiro de 2023 - 07:29 # # # #

Ascom Sesa - Texto
Tatiana Fortes - Fotos

Sabe o que vai te dar a energia necessária para brincar com todo gás durante os dias do Carnaval? A alimentação adequada e os intermináveis litros de água para hidratação. Além da carga de força para ajudar a segurar essa barra que é gostar de você e da folia, eles evitam a ressaca no dia seguinte. Então, não se descuide e seja vigilante com o que vai ingerir antes, durante e depois de ir para blocos e shows.

Sol, suor e álcool são uma combinação perigosa para a desidratação corporal. Nos casos leves, sede acentuada, boca seca e dor de cabeça, podendo se agravar e fazer sentir tontura, confusão e vertigem. Ninguém merece.

Sendo assim, não esqueça sua garrafinha, e a abasteça com frequência. Intercale sempre a bebida alcoólica com goles de água. Essa dica vai auxiliar seu fígado a processar o álcool, driblando a intoxicação.

Alimentação balanceada

Além dos líquidos, a nutricionista Carolina Drummond, gerente de Nutrição do Hospital Geral Dr. Waldemar Alcântara (HGWA), unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), alerta que é preciso ter uma atenção especial com os alimentos em meio à correria do Carnaval.

“Nesse feriado com muita festa e suor, é importante fazer pelo menos quatro refeições reforçadas. Proteínas leves como frango, peixes e carnes magras e fontes de carboidratos como pães integrais, batatas, arroz, milho e derivados são bem-vindos para repor a energia gasta. Não esqueça, ainda, das frutas e verduras. Destaco também o cuidado com a procedência dos lanches rápidos, para evitar doenças transmissíveis por alimentos contaminados, muito comuns nesta época”.

Lembre sempre que uma má alimentação, com baixo valor nutricional, pode diminuir sua imunidade e, num momento de aglomeração e muito contato físico, abre caminho para doenças virais.

Fuja de uma dieta à base de alimentos gordurosos e com muito sódio, a exemplo de salgadinhos industrializados, refrigerantes e guloseimas. Por fim, tenha sempre uma barrinha de cereal ou uma fruta para evitar intervalos grandes de jejum.