Primeira-Dama do Ceará participa de sessão especial na Alece com anúncio de ações de combate à fome

25 de fevereiro de 2023 - 09:17 # # #

Aline Freires - Ascom Primeira-Dama - Texto
Dario Gabriel - Ascom Alece - Foto

A primeira-dama do Estado, Lia de Freitas, participou, nesta sexta-feira (24), na Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), de uma sessão especial para debater a campanha da Fraternidade 2023, que traz o tema “Fraternidade e Fome” e o lema “Dai-lhes vós mesmos de comer”. No Plenário 13 de Maio, diversos membros de entidades e movimentos sociais que atuam no combate à fome estiveram presentes.

O momento foi proposto pelos deputados Renato Roseno e Missias Dias. Durante o ato, o presidente da Alece, deputado Evandro Leitão, anunciou a criação pela Casa da Comissão de Proteção Social e Enfrentamento à Fome. Ele revelou ainda que será votado um projeto de lei que autorizará a aquisição de kits para cozinhas que integrem as Unidades Sociais Produtoras de Refeição.

“Celebrarmos um momento extremamente importante. A Assembleia Legislativa tem sido fomento de boas práticas que fortalecem o combate às desigualdades em nossa sociedade. Nessa perspectiva, o combate a fome é uma pauta que não nos permite repousar fora da urgência. Não podemos jamais admitir a cruel espera daqueles irmãos e irmãs cearenses que não têm o que comer. Nós precisamos cada vez mais dialogar, planejar e agir com eficiência pela dignidade da população cearense mais necessitada”, destacou.

O tema da campanha “Fraternidade e Fome”, promovida pela Confederação Nacional dos Bispos do Brasil, vem ao encontro do Programa Ceará sem Fome, sancionado pelo governador Elmano de Freitas, na última sexta-feira (17).

O Programa é uma união interinstitucional de esforços e ações públicas e privadas dirigidas ao amplo enfrentamento da fome através de três grandes frentes: a entrega de um cartão alimentação para pessoas em extrema pobreza; o fortalecimento de Unidades Sociais Produtoras de Refeições (USPRs) para a distribuição de alimentação pronta aos que mais precisam; e também a realização de um grande pacto que permitirá a arrecadação de alimentos e materiais de higiene para a distribuição a pessoas em situação de vulnerabilidade.

A primeira-dama do Ceará aproveitou para agradecer pela aprovação unânime do projeto de lei que institui o Ceará Sem Fome. “Uma salva de palmas para todos os deputados e deputadas que aprovaram o Programa Ceará Sem fome por unanimidade. Fizemos uma caminhada de escuta com comunidades, conselhos, parlamentares, iniciativas públicas e privadas, e também com as diversas entidades religiosas. Nosso programa é amplo, é um programa de vários modelos. Em breve, lançaremos um edital para que as pessoas que já fazem comida possam fazer isso de forma mais estruturada. Optamos por iniciar com as cozinhas que já existem e agradeço a Assembleia pela entrega de kits de alimentação e sua colaboração nesse enfrentamento. A Campanha da Fraternidade tem um grande papel para que possamos unir todas as forças para que esse momento de fome do povo cearense seja temporário”, disse.

Em sua fala, o deputado Renato Roseno criticou as ações do Governo Federal anterior, que permitiram que o Brasil retornasse ao mapa da fome. “A fome não é natural. A fome é uma criação dos homens contra outros homens. É uma criação política, é uma criação econômica e uma violação ética”. Já o deputado Missias Dias destacou que “a fome tem que ser combatida por todos”, como é pregado pela Campanha da Fraternidade deste ano.

O bispo Emérito de Itapipoca, Dom Antônio Cavuto, destacou que é “constrangedor, lamentável e vergonhoso falar da fome do nosso país. Nosso país exporta milhões de toneladas de alimentos para fora e como entender essa realidade cruel? A Campanha da Fraternidade é iniciativa da igreja católica, mas é para todo o povo brasileiro, de toda a sociedade. É um grito, um clamor da igreja às pessoas com religião, sem religião e de outras ideologias para aderirem à causa”, finalizou.

Também estiveram presentes à sessão especial, a senadora da República, Augusta Brito; uma das coordenadoras da Campanha da Fraternidade, Patrícia Amorim; o desembargador Francisco Eduardo Torquato Scorsafava, representando o presidente do Tribunal de Justiça do Ceará (TJ-CE); o deputado federal Luiz Gastão Bittencourt; a primeira dama da Assembleia Legislativa, Cristiane Leitão; os deputados Júlio César Filho, Jô Farias, Gabriella Aguiar, Larissa Gaspar, a ex-prefeita Maria Luisa, o ex-deputado Acrísio Sena; além de representantes de comunidades eclesiais, de movimentos sociais, de cozinhas comunitárias, líderes comunitários, pastorais, sindicatos, associações de moradores; e representantes de entidades como Ipece, OAB e Fiec.