Detran-CE e SSPDS debatem estratégias para combater golpes virtuais

28 de fevereiro de 2023 - 10:39 # # # #

Irailton Menezes - Ascom Detran

Representantes do Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran-CE) e da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) se reuniram, nessa quinta-feira (23), para discutir estratégias de combate às tentativas de golpes virtuais.

Estiveram presentes ao encontro o superintendente e o diretor jurídico do Detran-CE, Michel Mourão e Marcos Macedo, respectivamente, além do Secretário da SSPDS, Samuel Elânio, do Delegado Geral da Polícia Civil, Marcio Gutierrez, delegada titular do Departamento de Recuperação de Ativos, Ivana Marques.

O crime em questão é praticado, geralmente, através de plataformas digitais como sites falsos, que divulgam propostas abaixo do mercado, no caso de leilões, além de links enviados por meio de aplicativos de mensagens e redes sociais ou e-mails, que enviam boletos de pagamento ou rastreiam os dados bancários dos usuários.

“Ressaltamos aos usuários que fiquem atentos às tentativas de golpes, e vítimas desse tipo de crime a denunciarem o mais rápido possível às autoridades policiais, através do boletim de ocorrência, para que sejam tomadas as devidas providências”, destaca o superintendente do Detran-CE, Michel Mourão.

Fique atento e denuncie

O Detran-CE esclarece aos usuários do órgão e proprietários de veículos automotores que não encaminha nenhum tipo de conteúdo, mensagens ou link referente em aplicativos de mensagens, redes sociais ou e-mail. Qualquer ação realizada neste sentido configura tentativa de golpe e deve ser denunciada, através de boletim de ocorrência (BO), por meio físico ou eletrônico, junto à Polícia Civil.