Em Quixadá, Circula Ceará retoma atividades para temporada 2023

28 de fevereiro de 2023 - 15:31 # # # # #

Ascom Secult - Texto e foto

De 1º ao dia 4 de março, o Circula Ceará passa por Quixadá apresentando uma programação gratuita e aberta ao público com shows, oficinas, intervenção urbana, mediação de leitura e espetáculos de música e de dança comandados por mulheres

Celebrar a diversidade criativa e artística do nosso estado e promover a circulação de artistas, com ações de formação, discussão de políticas culturais e muita fruição artística. Essa é uma das premissas do Circula Ceará, evento realizado pela Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult Ceará), em parceria com a Fundação Nacional das Artes (Funarte), que inaugura a sua temporada de 2023 no município de Quixadá, região do Sertão Central. De quarta-feira (1) até sábado (4), a terra dos monólitos recebe uma programação gratuita e diversa, contando com ensaios abertos, mediações de leitura, exposição de fotografia, shows musicais, apresentações teatrais e circenses, entre outras programações culturais, com forte participação feminina.

A abertura oficial ocorre na quarta-feira (1), às 18h30, na Plenária da Câmara Municipal, com apresentação da Banda de Música Mestre Nabor Crebilon de Sousa, do repentista Guilherme Calixto e da poetisa Rosinha Miguel. A cerimônia contará com a presença da secretária da Cultura do Estado do Ceará, Luisa Cela; de representantes da Casa de Saberes Cego Aderaldo e da Casa de Antônio Conselheiro, equipamentos da Rede Pública de Espaços e Equipamentos Culturais da Secult Ceará (Rece), geridos em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM); do Escritório Regional da Secult Ceará no Sertão Central; além de equipes da Secretaria da Cultura de Quixadá e da Fundação Cultural Rachel de Queiroz e demais autoridades locais.

“O Circula Ceará como política de fortalecimento da arte e cultura do Ceará traz, em sua essência, a promoção e a circulação da produção artística cearense, de modo a contribuir para a difusão e projeção de artistas nas 14 macrorregiões do Estado. Ainda movimenta uma economia da cultura estratégica para o desenvolvimento das cidades, por meio do fomento à programação cultural de equipamentos e espaços culturais, praças públicas, museus, teatros, cineclubes e centros culturais existentes nas regiões, mas, sobretudo, fortalece os vínculos identitários e amplia os direitos culturais da população cearense”, explica Cris Vale, coordenadora do Circula Ceará.

Sobre o Circula Ceará

Promovendo uma programação cultural que passa pelos equipamentos culturais dos municípios, que correspondem a 14 macrorregiões do Ceará, o Circula Ceará leva ações a espaços abertos, para toda a população. Entre os objetivos do projeto também está a promoção da descentralização das políticas de fomento às artes da Secult Ceará. O projeto conta com apresentações de 20 grupos de teatro, 25 grupos de música, 20 grupos de dança, 18 grupos de circo, 18 grupos de cultura popular e tradicional, além de 5 exposições fotográficas, 5 projetos de intervenção urbana, 15 oficinas de acessibilidade cultural e 15 rodas de conversa com autores cearenses, beneficiando 141 artistas e grupos cearenses, selecionados por meio de chamada.

O Circula Ceará é uma realização da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), em parceria com a Fundação Nacional das Artes (Funarte), com apoio da Prefeitura Municipal de Quixadá, parceria da Associação dos Municípios do Ceará (Aprece) e Conselho Estadual dos Dirigentes Municipais de Cultura (DiCultura). Para a edição em Quixadá, o evento contou com o apoio do CRAS do Campo Novo, da Escola Municipal de Ensino Fundamental José Jucá, da Casa de Saberes Cego Aderaldo, da Casa de Antônio Conselheiro, da FACLESC Quixadá e da Fundação Rachel de Queiroz. A produção é da Assum Preto Produções.

Circula Ceará Calendário 2023*

01/03 a 04/03 – Quixadá
15/03 a 18/03 – Icó
29/03 a 01/04 – Brejo Santo
12/04 a 15/04 – Tauá
26/04 a 29/04 – Crateús
10/05 a 13/05 – Viçosa do Ceará
24/05 a 27/05 – Camocim

*Sujeito a alteração