População de Chorozinho recebe 71ª base do CPRaio e Central de Videomonitoramento

28 de fevereiro de 2023 - 14:00 # # # #

Larissa Falcão - Ascom Casa Civil - Texto
Helene Santos - Fotos

A Central possui 15 câmeras espalhadas pela cidade para auxiliar na atuação dos 23 raianos da nova base

Mais reforço na segurança da Região Metropolitana de Fortaleza com a nova base do Comando de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio) implantada no município de Chorozinho. A inauguração, realizada na manhã desta terça-feira (28), contou com as presenças do governador Elmano de Freitas; do prefeito de Chorozinho, Júnior Castro; do secretário da Segurança Pública e Defesa Social, Samuel Elânio; do comandante-geral da Polícia Militar, coronel Klênio Savio de Sousa; do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Evandro Leitão; e outras autoridades.

Com essa, o Governo do Ceará chega a 71 bases entregues para beneficiar a população em todo o estado. Junto à base de Chorozinho, também foi implantada a 68ª Central de Videomonitoramento.

Para o governador Elmano de Freitas, a expansão das bases e a valorização dos profissionais de segurança é um compromisso. “Isso reforça a integração e a ação mais precisa e ágil das Forças de Segurança do Estado. A localização e estrutura da base de Chorozinho é das melhores. Isso representa tranquilidade para quem trabalha o dia inteiro e não pode perder seus bens. Meu primeiro dever é defender o cidadão que trabalha muito para criar sua família, com oportunidade de educação em tempo integral e trabalho”, assegurou.

Criado em 2004, o Comando atualmente conta com duas bases em Fortaleza, 15 na RMF e 54 no Interior. São 2.932 policiais militares, com auxílio de 1.428 motocicletas e 112 viaturas.

A base do Raio em Chorozinho faz parte da estratégia de descentralizar as unidades do Comando, com foco na agilidade e eficiência no atendimento às ocorrências. A estratégia está na 4ª fase de expansão, na qual são contempladas todas as cidades com mais de 25 mil habitantes.

Só a unidade de Chorozinho conta com efetivo de 23 PMs, dez motocicletas e um viatura de quatro rodas. O 1º Tenente Antônio de Sousa Soares será o comandante da base, que está localizada ao lado do Comando Tático Rural da PMCE – sede Chorozinho.

O ambulante José Gomes dos Santos, 63, comemorou o novo momento em Chorozinho. “É muito bom essa segurança. Estávamos precisando”, disse José.

Secretário da SSPDS, Samuel Elânio apontou que integração é essencial para a redução dos índices de criminalidade. “Esse é mais um grande avanço no sistema de segurança, fortalecendo o trabalho que já vem sendo feito pela Polícia Militar e pela.Polícia Civil, com apoio do Corpo de Bombeiros”, frisou.

“A Polícia Militar está para servir à população. Esse é o nosso lema. Graças à atuação do POG [Policiamento Ostensivo Geral], da Polícia Civil e do Corpo de Bombeiros, estamos há quatro meses sem registrar homicídio no município. O Raio está na área para manter esses números e dizer que o Estado está presente em Chorozinho. Não deixaremos quem não quer cooperar com o cidadão de bem se fixar nessa cidade”, complementou o comandante-geral da PMCE, coronel Klênio Savio.

Outro importante reforço é a central de videomonitoramento, com 15 câmeras espalhadas por todo o município de Chorozinho. Mais de 4.016 câmeras compõem as centrais de videomonitoramento implantadas em todo o Ceará.

O prefeito Júnior Castro afirmou que a implantação do equipamento era uma ação muita esperada pelos chorozinhenses. “Hoje, temos a oportunidade de ter essa base do Raio. Os profissionais da segurança podem contar com nossa gestão, para que a nossa cidade permaneça em paz”, ressaltou.

Lucielda Lima, agricultora, 26, mora em Choro-riacho, zona rural de Chorozinho. Ela comentou sobre as expectativas. “Vai diminuir a criminalidade e dar mais tranquilidade para nós”, avaliou.

Evandro Leitão, deputado e presidente da Alece, falou sobre como a iniciativa representa atenção com a população da cidade e visitantes. “Nosso desafio é dar continuidade esse trabalho, para contribuir com a população”, registrou.

Raianos

A formação para se tornar um policial do Raio inclui aulas práticas de pilotagem de motocicleta, tiro policial, defesa pessoal e técnicas policiais especiais. Os raianos são preparados para agir nos mais diversos cenários apresentados, principalmente, pelo fato de poderem acessar, com mais facilidade, ruas estreitas e locais longínquos, mantendo alto grau de destreza e segurança durante as ações e operações de patrulhamento tático.

“Uma formação que nem todos passam. Eles merecem nosso respeito e reconhecimento. O Governo do Estado continuará dando apoio”, complementou o governador Elmano de Freitas.

Mais benefícios

Há também a implantação das centrais de videomonitoramento, alinhada ao Ceará Conectado, programa do Estado que leva conectividade gratuita, via rede Wi-fi, aos espaços públicos em todos os municípios cearenses. Agora, já são 56 municípios com esse serviço disponível à população.

Em Chorozinho, os pontos do Ceará Conectado estão na Praça da Igreja Matriz (Av. Raimundo Simplício de Carvalho – Centro) e na Praça de Eventos – Monumento Menino Jesus (Av. Raimundo Simplício de Carvalho – Centro).

Contínua expansão

Em março de 2022, o Governo do Ceará lançou a quarta etapa da expansão do CPRaio, contemplando as cidades com mais de 25 mil habitantes.

O processo de interiorização do Raio foi iniciado em 2015, com a instalação de batalhões responsáveis por centralizar as ações em nove grandes regiões do Estado. Neste sentido, receberam unidades as cidades de Juazeiro do Norte (Cariri), Sobral (Região Norte), Itapipoca (Litoral Oeste), Iguatu (Centro Sul), Crateús (Sertão dos Crateús), Tauá (Sertão dos Inhamuns), Quixadá (Sertão Central), Russas (Vale do Jaguaribe) e Canindé (Sertão de Canindé).

Na segunda etapa de interiorização, as bases foram implantadas nas cidades com mais de 50 mil habitantes. Na terceira etapa, as bases foram implantadas nas cidades com mais de 30 mil habitantes.