Em segmentos diversos, SPS promove qualificação de 100 pessoas

2 de março de 2023 - 16:03 # # # #

Ascom SPS - Texto e foto

Mharinnes Gomes, 24, é mulher trans e conta que sempre quis trabalhar na área de gestão de pessoas. “Estou muito feliz de poder me capacitar no curso de Assistente Administrativo para futuramente atuar em uma área que me identifico. Sei que participar dessa capacitação vai valorizar ainda mais meu currículo e me possibilitar inserção no mercado de trabalho”, ressalta Mharinnes, que já trabalhou como auxiliar de serviços gerais. Ela é uma dentre outros 100 jovens e adultos que estão se capacitando nos cursos ofertados pela Secretaria da Proteção Social (SPS). As aulas ocorrem na Rua Valdetário Mota, 970, em Fortaleza.

Outro curso em execução é o de Bartender, que segue até 17 de março. Nilsivana Laurentino, 31, não perdeu tempo, quando soube da capacitação logo se inscreveu. Ela conta que já trabalha na área como freelancer em eventos. “Há alguns anos fiz esse curso de bartender na Escola de Vida, Sabor e Arte (Evisa), e desde então não parei mais de trabalhar na área”, conta a aluna, que decidiu fazer o curso novamente para aprimorar seus conhecimentos e entender melhor o funcionamento deste setor no mercado de trabalho.

Simone Veras é responsável pelos cursos de capacitação e destaca que as qualificações são importantes para que as pessoas tenham mais oportunidades de serem inseridas no mercado de trabalho formal ou informal.

“Estas capacitações são fruto da parceria com outros programas e projetos da SPS, como o Centro de Referência sobre Drogas e o Programa Criando Oportunidades, e também com outros parceiros como a Secretaria da Diversidade, através do Centro Estadual de Referência LGBT+ Thina Rodrigues, e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Comércio (Senac). A efetividade dos cursos que ofertamos é fruto de um esforço conjunto das equipes destes órgãos para ofertar e captar novos alunos com o objetivo maior de incentivar a inserção dos grupos vulnerabilizados no mercado de trabalho e no empreendedorismo”, reforça Simone Veras, que ainda lembra que no ano passado.

Ao lado das salas onde acontecem os cursos de Bartender e Assistente Administrativo, Francisco Santiago, 36, nem pisca o olho para não perder nenhum detalhe da aula do curso de Repositor de Mercadorias. “Estou fora do mercado de trabalho há um ano, e quando soube dessa oportunidade decidi me inscrever, porque acredito que com esta capacitação seja mais fácil conseguir um emprego. Estou aprendendo muito com a professora e com meus colegas de sala e quero sair daqui já com meu currículo atualizado”, fala Santiago, com a convicção de quem sabe que agora ampliou suas possibilidades de entrar no mercado de trabalho.