SSPDS inicia rodada de reuniões de integração comunitária na Capital

2 de março de 2023 - 16:11 # # # # # # #

Ascom SSPDS

A Coordenadoria de Defesa Social (Codes), da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS), promoveu, nessa quarta-feira (1º), o início de um novo ciclo de reuniões com os Conselhos Comunitários de Defesa Social (CCDS). Até o mês de dezembro, serão desenvolvidos 141 encontros nas Áreas Integradas de Segurança da Capital e da Região Metropolitana. A iniciativa visa a formulação de propostas e o envolvimento do cidadão com as ações das Forças de Segurança. O primeiro encontro do ano ocorreu no auditório do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), no bairro São João do Tauape – Área Integrada de Segurança 10 (AIS 10) de Fortaleza.

As reuniões de integração são promovidas entre integrantes da SSPDS, lideranças comunitárias e outras entidades. Os encontros têm como objetivo promover o enfrentamento à violência a disseminação da cultura da paz.

Participaram da reunião representantes do Codes, do Serpro, do Comando de Prevenção e Apoio às Comunidades (Copac) da Polícia Militar do Ceará (PMCE), do 22° Batalhão da PMCE, e da assessoria técnica do Programa Rede Aquarela da Fundação da Criança e da Família Cidadã (Funci) da Prefeitura de Fortaleza.

“Esse encontro consiste em uma estratégia institucional para mobilização e apoio de representantes da sociedade, somando esforços para o constante aprimoramento da política de segurança pública e para a otimização da prevenção social e de possíveis violências nos territórios. Tais fóruns de integração objetivam fomentar e reforçar laços colaborativos que auxiliam na elevação dos níveis de confiança, na sensação de segurança, na acessibilidade aos serviços públicos, na formulação de diagnósticos territoriais e na participação proativa dos cidadãos, sempre buscando caminhos possíveis para melhoria de iniciativas e ações na Segurança Pública e em outras políticas públicas importantes para a construção da defesa social e para a cultura de paz”, destacou o coordenador da Codes, tenente-coronel Bernardo Aguiar.

Próximo encontro

Está programada para a próxima terça-feira (7), a nova reunião de integração comunitária que será realizada no município de Caucaia, na AIS 11 da Região Metropolitana.

Sobre o CCDS

O Conselho Comunitário de Defesa Social (CCDS) é formado pelos mais diversos segmentos representativos da comunidade de um bairro, cujo principal objetivo é participar ativamente na solução dos problemas de segurança do bairro e contribuir nas tomadas de decisões pela SSPDS.

Os CCDS têm como principais objetivos estabelecer uma aproximação da comunidade com os órgãos da Segurança Pública, preparar o cidadão e capacitá-lo a utilizar os recursos de segurança disponibilizados, permitir à população participar, fiscalizar, reivindicar e oferecer sugestões aos diversos órgãos de segurança pública e desenvolver a confiança da população.