Nova fábrica da Diageo amplia inovação em produtividade, sustentabilidade e oportunidades no Ceará

6 de março de 2023 - 14:02 # # # # #

Larissa Falcão - Ascom Casa Civil - Texto
Carlos Gibaja - Foto

Governador Elmano de Freitas participou da inauguração da nova unidade na manhã desta segunda-feira (6), em Itaitinga

A nova fábrica da Diageo, líder mundial em bebidas alcoólicas premium e proprietária das marcas Ypióca, Johnnie Walker e Tanqueray, foi inaugurada na manhã desta segunda-feira (6) em Itaitinga, na Região Metropolitana de Fortaleza. A inauguração contou com as presenças do governador Elmano de Freitas; secretários de Estado; do presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, Evandro Leitão; executivos da diretoria e presidência da Diageo Brasil; do presidente da Federação das Indústrias do Ceará, Ricardo Cavalcante; e outras autoridades.

O governador Elmano de Freitas destacou que a implantação da fábrica para o Ceará, além do estímulo à produção, também tem impacto socioambiental. “Isso significa oportunidade para o povo cearense. É uma empresa que demonstra uma grande capacidade produtiva, mas também consciência social e ambiental. O Governo do Estado manterá e aprofundará a relação com a Diageo e todo o setor produtivo. A relação de sintonia com o setor privado é muito importante. As empresas no Ceará mais fortalecidas significam mais oportunidades para os cearenses”, afirmou. Acompanhando o governador estavam os secretários do Desenvolvimento Econômico, Salmito Filho; da Fazenda do Ceará, Fabrízio Gomes; e a secretária das Relações Internacionais, Roseane Medeiros.

A nova unidade de produção e envasamento de líquidos integra um complexo industrial com aproximadamente 90 mil metros quadrados (m²), com 23 mil m² de área construída. A unidade de Itaitinga é três vezes maior que unidade anterior da Diageo em Fortaleza, e tem capacidade atual para produzir 12 milhões de caixas de nove litros por ano. A unidade de Itaitinga emprega 400 pessoas diretamente, sendo 41% de mulheres. “O investimento feito na produção industrial no Brasil foi de R$ 250 milhões, um dos mais relevantes dos últimos dez anos feito pela empresa em todo o mundo. Um investimento que focou não só em competitividade, mas também em sustentabilidade e inovação. Estamos muito orgulhosos de ter escolhido o Ceará”, reforçou a presidente da Diageo Brasil, Paula Lindenberg. A Diageo está presente em 180 países, com mais de 200 marcas de bebidas, somando mais de 33 mil funcionários ao redor do mundo. No Brasil, a Diageo conta com mais de 30 rótulos no portfólio.

Inovação e sustentabilidade

O complexo da Diageo em Itaitinga é um dos mais tecnológicos do setor. “Em Itaitinga, contamos com várias iniciativas sustentáveis na fábrica, de energia solar a envio zero de resíduos a aterros sanitários, além de contarmos com projetos que impactam positivamente comunidades que estão no nosso entorno. O resultado é uma das fábricas de cachaça mais modernas e sustentáveis em operação no Brasil”, complementou Paula Lindenberg, presidente da Diageo Brasil.

O prefeito de Itaitinga, Antônio Marques, ressaltou que o propósito é atrair empresas para melhorar a qualidade de vida da população. “O dia de hoje sinaliza parar nós que Itaitinga vive um novo momento. Somos o município da Região Metropolitana com melhores condições de logísticas para empresas se instalarem. Nossa localização geográfica é muito favorável. No caso da Diageo, 35% da força de trabalho da nova fábrica é da região”, pontuou.

Oportunidades

Além da produtividade e inovação, a Diaego, por meio de seu Instituto, também se destaca por outras iniciativas de impacto social, como a parceria com Secretaria da Administração Penitenciária no programa Tecendo o Futuro. Mais de 150 mulheres internas do Instituto Penal Feminino Auri Moura Costa (IPF) já foram acolhidas desde 2019. As atividades realizadas no programa estão fundamentadas em três pilares: formação humana, produção de artigos de palha e atendimento individual de coaching.

A instrutora do Tecendo o Futuro, Auria Rosa, explicou que cerca de 50 internas participam do programa atualmente. “As mulheres produzem itens a partir da palha, como embalagem para cachaça Ypióca, bolsas, tapetes, luminárias, caixa de presentes, entre outros. É muito importante para ressocialização delsa. Algumas que querem mudar de vida procuram a gente. Para mim, é maravilhoso”, diz Auria.

Incentivo

Desde 2006, a Ypióca conta com suporte do Programa de Incentivos ao Desenvolvimento Industrial (Provin), dentro do Fundo de Desenvolvimento Industrial do Ceará (FDI), que é operacionalizado pela Agência de Desenvolvimento Econômico (Adece), vinculada à Secretaria do Desenvolvimento Econômico do Ceará.

 

Ouça

O governador Elmano de Freitas destacou que a implantação da fábrica para o Ceará, além do estímulo à produção, também tem impacto socioambiental.

Elmano de Freitas destacou a importância da parceria com a iniciativa privada e o setor produtivo para atrair novos investimentos e permitir a geração de emprego e renda no Ceará.

Segundo a presidente da Diageo Brasil, Paula Lindenberg, a parceria com o Governo do Ceará viabilizou o investimento de ampliação e inauguração da nova fábrica.