Academia Estadual de Segurança Pública inicia ciclo de capacitação do CPRaio/2023

8 de março de 2023 - 15:29 # # # # #

Ascom Aesp/CE - Texto

A Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE) iniciou, nessa terça-feira (7), duas turmas do Curso Especial de Policiamento com Motocicletas (CEPM) – capacitação, que visa habilitar novos profissionais para atuação no Comando de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas, e reforçará a quarta etapa da expansão do CPRaio, que contempla as cidades com mais de 25 mil habitantes.

A solenidade, que marcou o início do ciclo de capacitação CPRaio/2023, aconteceu no auditório da Aesp e contou com as presenças do diretor-geral da Aesp, coronel PM Clauber Vieira de Paula; do subcomandante da PMCE, coronel PM Vineimar Rodrigues; da diretora de planejamento e gestão interna da Aesp, delegada Kamilly Campos; do assessor especial do Corpo de Bombeiros, coronel BM Zélio Menezes e da diretora de planejamento e gestão interna da Pefoce, Manuela Cândido, dentre outras autoridades.

Na ocasião, o diretor-geral da Aesp, coronel PM Clauber Wagner Vieira de Paula, apresentou a equipe da nova gestão aos alunos e professores do curso e destacou a importância deste ciclo de capacitação.

“Hoje começamos o ano letivo da Aesp e eu fico muito feliz de começar já com duas turmas do CPRaio, um programa que tem mostrado cada vez mais a sua importância não só em Fortaleza, mas principalmente, no interior do estado. Esse ano estão previstas 20 turmas e daremos o nosso melhor para capacitar cada um desses policiais, futuros raianos, com a excelência e a qualidade que a sociedade cearense espera de nós”, declarou coronel De Paula.

A aula inaugural foi ministrada pelo coordenador geral de operações da Polícia Militar do Ceará, coronel PM Kilderlan Nascimento, que comandou o CPRaio, no período de 2020 até o início de 2023, e falou sobre a experiência de ser um raiano. “Esse sentimento de pertença característico daqueles que fazem esse processo de policiamento, eu pude experimentar isso para além do discurso, mas na experiência prática de realizar esse serviço e dentro de uma doutrina bem segmentada, que é isso que eles vão aprender durante essas 6 semanas de formação”.

O palestrante também apresentou dados positivos e resultados obtidos pela unidade especializada da PMCE. “O CPRaio hoje é responsável por mais de 40% todas as armas que são apreendidas nas ruas do Estado e esse instrumento de violência, que é a arma de fogo, é responsável por 76% dos homicídios no Brasil, segundo pesquisas, então retirar as armas das ruas é um indicador de resultado, e demonstra muito bem porque o CPRaio é tão admirado pela população cearense”, destacou Kilderlan.

O treinamento

O Curso Especial de Policiamento com Motocicletas é ministrado por experientes profissionais do CPRaio e tem uma carga horária de 278 horas/aula e duração de aproximadamente seis semanas. O cronograma do curso conta com treinamento físico, aulas teóricas e, principalmente, instruções práticas de pilotagem, tiro policial e defesa pessoal, dentre outras disciplinas, que preparam o militar para pilotar motocicletas com alto grau de destreza e segurança durante as ações.

CPRaio

O Comando de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas foi criado em 2004 e atualmente conta com 71 bases, sendo duas bases em Fortaleza, 15 na Região Metropolitana e 54 no Interior. São 2.932 policiais militares, com auxílio de 1.428 motocicletas e 112 viaturas.

O processo de interiorização do Raio foi iniciado em 2015, com a instalação de batalhões responsáveis por centralizar as ações em nove grandes regiões do Estado, neste sentido, receberam unidades as cidades de Juazeiro do Norte (Cariri), Sobral (Região Norte), Itapipoca (Litoral Oeste), Iguatu (Centro Sul), Crateús (Sertão dos Crateús), Tauá (Sertão dos Inhamuns), Quixadá (Sertão Central), Russas (Vale do Jaguaribe) e Canindé (Sertão de Canindé).

Em março de 2022, o Governo do Ceará lançou a quarta etapa da expansão do CPRaio, contemplando as cidades com mais de 25 mil habitantes.