Laboratório Social e Resiliência promove reflexões sobre ser mulher na contemporaneidade

8 de março de 2023 - 15:17 # # #

Sara Rebeca Aguiar - Ascom Sefaz - Texto
Thiago Medeiros - Arte

Na manhã dessa terça (7/3), o projeto Laboratório Social e Resiliência, da Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz-CE), conduziu reflexões acerca dos desafios da contemporaneidade para a mulher. Em uma edição ampliada e online, o evento foi alusivo ao Dia Internacional da Mulher e contou com a presença da filósofa e psicanalista, Elaine de Tomy, e do secretário da Fazenda, Fabrízio Gomes.

A especialista abordou temas como os inúmeros desafios enfrentados pelas mulheres em busca do reconhecimento de conquistas dos espaços sociais e as doenças do corpo e da mente ocasionadas pela negação dos propósitos de vida.

Segundo ela, algumas mulheres se submetem a convenções nas quais não se sentem pertencentes ou representadas. Ela comentou ainda sobre a força da autoestima para superar opressões e os diversos tipos de violência que, ainda hoje, atingem mulheres que ousam usufruir de direitos já conquistados, erguendo bandeiras de liberdade e de igualdade.

Para o secretário Fabrízio Gomes, o momento foi importante para enaltecer e prestigiar servidoras e colaboradoras que fazem da Sefaz uma instituição pública mais alinhada com as demandas da sociedade. “É uma causa urgente a do respeito e da valorização das mulheres. Convivo, diariamente, com grandes mulheres na minha família, entre elas, minha esposa e minhas filhas. Na Sefaz, sempre trabalhei com mulheres profissionais excelentes. Nesta gestão, meu trabalho reflete muito a competência de mulheres que trabalham ao meu lado.”

De acordo com a assistente social do Serviço Psicossocial, Rozelha Pontes, da Célula de Desenvolvimento de Pessoas (Cedep), da Sefaz, devemos celebrar este Dia da Mulher, mas também refletir. “Devemos continuar na luta pelo que ainda precisamos conquistar para que possamos evoluir e não mais presenciar cenas tristes de violência brutal contra a mulher, a fim de poder caminhar na direção de uma cultura de paz, harmonia e respeito.”

Sobre o Laboratório Social e Resiliência

O Laboratório Social e Resiliência (LSR) é uma ferramenta criada em parceria com a Caixa de Assistência dos Servidores Fazendários Estaduais (Cafaz), em 2012, para colaborar na promoção da saúde mental dentro da Secretaria da Fazenda. Com a coordenação da psiquiatra Marluce Oliveira e do Serviço Psicossocial da Sefaz, o LSR é um espaço de fala, acolhida, ação, construção do saber e do empoderamento para uma vida mais potente e feliz.