Porto Iracema das Artes abre inscrições para o seminário “Encontros no Convés – Percursos Pedagógicos Entre o Cinema e a Comunidade”

8 de março de 2023 - 17:38 # # # # #

Marina Solon - Ascom Porto Iracema das Artes - Texto
Divulgação - Foto

A Escola Porto Iracema das Artes — instituição da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), gerida em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM) — abre inscrições para o Seminário “Encontros no Convés – percursos pedagógicos entre o cinema e a comunidade”. A atividade ocorre de forma virtual entre os dias 14 e 16 de março, das 9h30 às 12h, por meio da Plataforma Zoom. As inscrições vão até domingo (12). São disponibilizadas 50 vagas e pessoas interessadas podem preencher formulário no site da Porto Iracema.

Os “Encontros no Convés” buscam pensar a formação audiovisual para além da tradição acadêmica e universitária que orienta muitos dos currículos e programas no país, chamando a atenção para a necessidade de rever as metodologias de trabalho em diálogo com a juventude e no enfrentamento das estruturas desiguais da sociedade brasileira.

Ao longo de três manhãs, serão debatidas as possibilidades de formação num contexto de tensionamentos e transformações no âmbito da técnica e das esferas de circulação, assim como das poéticas e das experiências estéticas promovidas pelas pessoas participantes.

O coordenador dos Cursos Básicos em Audiovisual da Porto Iracema, Isaac Pipano, detalha a atividade. “Desde o final da pandemia, temos sentido a necessidade de promover encontros para reflexão em torno das estratégias de ensino-aprendizagem adotadas nos processos de formação com o cinema e audiovisual. O seminário sinaliza o desejo pelo diálogo coletivo e aponta para algumas iniciativas que vêm sendo realizadas no país”, finaliza.

Confira a Programação Completa

14 de março | Processos formativos descentralizados

A sessão de abertura do Seminário busca dialogar com diferentes práticas, tendo em vista gestos pedagógicos que surgem em processos formativos descentralizados dos grandes centros urbanos. Ao se debruçar sobre as metodologias e as experiências vividas, lançaremos um olhar para as possibilidades criadoras e poéticas do cinema e suas múltiplas pedagogias.

9h30 – Abertura
10h – 10h40 – Clarisse Alvarenga (UFMG | Rede Kino) e Gustavo Jardim (UFMG | Rede Kino)
10h40 – 11h20 – Elen Andrade (Educadora no MIS-CE) e Rúbia Mércia (CCBJ)
11h20 – 11h50 – Roda de conversa
12h – Encerramento

15 de março | Audiovisual, juventude e conflito

A mesa propõe cruzamentos entre processos educativos e estéticos protagonizados por adolescentes em conflito com a lei. Buscaremos interrogar de que modo o aparato sensível do cinema, mobilizando experiências com o corpo e o território, colabora com a construção de ambientes de acolhimento e dissenso entre a juventude e as ações mediadoras. .

9h30 – Abertura
10h – 10h40 – Alessandro Andrade (UFPE | Cartas ao Mundão) e Anna Andrade (Tarrafa Produtora | APAN | Cartas ao Mundão) | PE
10h40 – 11h20 – Isaac Pipano (Escola Porto Iracema das Artes | [des]enquadrar ) e Joyce Vidal ([des]enquadrar)
11h20 – 11h50 – Roda de conversa
11h50 – 12h – Encerramento

16 de março | Escola é território

O território aparece aqui não apenas como um espaço geográfico, mas como uma multiplicidade de forças que determinam modos de circulação, atos de fala e escuta, e tudo aquilo que compete ao mundo físico e sensível. Neste sentido, uma escola não é um endereço, mas a produção de um lugar onde processos subjetivos se articulam com a aquisição de competências e a mobilização de saberes. O que pode o cinema e o audiovisual na constituição desses territórios?

9h30 – Abertura
9h40 – 10h20 – Edilberto Mendes (Escola Porto Iracema das Artes | aBarca) e Felipe Camilo (aBarca)
10h20 – 11h50 – Sistematização e debate sobre metodologias de trabalho e formação audiovisual
12h – Encerramento

O seminário inaugura um ciclo de atividades do percurso básico de audiovisual que visam à reflexão em torno da interface entre o audiovisual, o cinema e a educação. Em sua primeira edição, em formato online, buscamos uma reflexão coletiva em torno de alguns processos de formação que aconteceram no Brasil nos últimos anos. Os relatos de experiência apresentados servem como pistas para o adensamento de questões teóricas, metodologias de trabalho e discussões em torno dos desafios que se apresentam às escolas e programas de formação, projetos, pesquisas acadêmicas e toda a comunidade – entre educadores, artistas, produtores culturais, agentes comunitários, etc. – empenhada no desenvolvimento de ações formativas que promovem experiências de criação na esfera audiovisual em sua versão presencial e / ou remota.

Sobre a Escola

A Porto Iracema das Artes é a escola de formação e criação em artes do Governo do Ceará, instituição da Secretaria da Cultura (Secult Ceará) gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM). Criada em 29 de agosto de 2013, há nove anos desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com a oferta de Cursos Básicos e Técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas.

Serviço

O quê: Encontros no Convés | percursos pedagógicos entre o cinema e a comunidade
Quando: 14 a 16 de março, terça-feira a quinta-feira, 9h3 às 12h
Onde: Online (Plataforma Zoom)
Inscrições: 7/03 a 12/03
Resultado: 13/03
Vagas: 50 vagas
Gratuito e aberto ao público