CPRaio da PMCE, maior unidade de motopatrulhamento do Brasil, completa 19 anos

12 de março de 2023 - 10:32 # # #

Ascom SSPDS - Texto e Fotos

Com 71 bases instaladas em todo o Ceará, o Comando de Policiamento de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio), da Polícia Militar do Ceará (PMCE), completa 19 anos de existência. A unidade especializada nasceu no dia 12 de março de 2004 e hoje, na data em que comemora seu aniversário, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) parabeniza todos os profissionais que prestam seus serviços na maior unidade de motopatrulhamento do Brasil.

O CPRaio é um policiamento diferenciado pois, com a utilização de motocicletas, é possível acessar locais que uma viatura convencional não consegue alcançar. A doutrina ensinada em seu curso de formação é considerada uma das melhores do país e cada integrante da equipe segue suas regras rigorosamente. Esse destaque é o que leva muitos agentes de segurança a sonharem em trabalhar na unidade.

O tenente-coronel PM Joaquim Oliveira, comandante do CPRaio, explana sua satisfação em liderar esses militares. “Atualmente estou no comando do CPRaio e me sinto muito honrado por estar à frente de grandes profissionais e por fazer parte dessa história, que foi construída pelas mãos de grandes comandantes que já passaram por aqui”.

O comandante é grato e sente-se contente pela missão concedida a ele. “Fico muito feliz por Deus ter me abençoado e me dado a missão de estar à frente da unidade Raio, local onde comecei minha carreira profissional. Na época, não era Raio, era pelotão de motos, local onde eu realmente aprendi o que é ser polícia e como era o dia a dia dos policiais que fiscalizavam e faziam patrulhamento em duplas de motos. Hoje, podemos ver o universo que é o CPRaio”. Ressalta o oficial.

O 1º sargento PM Mauro Vieira integra os quadros do CPRaio há 14 anos. Para ele, é um privilégio enorme fazer parte dessa equipe. “É uma honra estar junto com os meus pares e companheiros que são excelentes profissionais, que estão sempre prontos para cumprir a missão. É uma satisfação fazer parte e estar no CPRaio, vestindo a farda preta! Nós sabemos que o profissional deve estar satisfeito em seu local de trabalho e eu estou muito feliz em fazer parte desse grande comando”. Ainda conforme o graduado, foram muitas realizações, muitas histórias e diversas conquistas alcançadas na unidade.

Disciplina, doutrina, habilidade e agilidade são palavras que remetem a este comando, que completa 19 anos de atuação na Segurança Pública do Estado. A SSPDS agradece a todos os policiais militares que fazem parte do CPRaio, por sua dedicação e doação para garantir a segurança das pessoas que vivem nos 70 municípios atendidos pela unidade, diariamente.

Sobre o CPRaio

A unidade especializada nasceu no dia 12 de março de 2004, atuava apenas na capital e contava com 16 policiais militares e oito motocicletas. Atualmente, o CPRaio está presente em 70 cidades cearenses. Ao todo, o comando possui cinco batalhões, 19 companhias e 53 pelotões. Seu efetivo é composto por 2.932 militares, 1.428 motocicletas e 112 viaturas. A expansão dessa modalidade de policiamento surgiu para reforçar a segurança da Região Metropolitana e do interior do Estado. O CPRaio é a maior unidade de motopatrulhamento do Brasil.

Curso de Formação

Para se tornar um integrante do CPRaio, o policial militar passa por um curso de formação que inclui aulas práticas de pilotagem de motocicleta, tiro policial, defesa pessoal e técnicas policiais especiais. Os “raianos” são preparados para agir nos mais diversos cenários apresentados, principalmente, pelo fato de poderem acessar, com mais facilidade, ruas estreitas e locais longínquos, mantendo alto grau de destreza e segurança durante as ações e operações de patrulhamento tático em motocicletas. O comando também recebe polícias de vários estados para serem treinados.

71º Base instalada

No dia 28 de fevereiro de 2023, a Região Metropolitana de Fortaleza recebeu mais um reforço na segurança com a nova base do Comando de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio), implantada no município de Chorozinho – Área Integrada de Segurança 25 (AIS 25) do Estado. A inauguração contou com as presenças do governador Elmano de Freitas; do prefeito de Chorozinho, Júnior Castro; do secretário da Segurança Pública e Defesa Social, Samuel Elânio; do comandante-geral da PMCE, coronel Klênio Savyo de Sousa; do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Evandro Leitão; e outras autoridades.