Hub Cultural do Ceará abre inscrições para oficinas gratuitas de cenografia e produção de beats no programa Faz a Cena

13 de março de 2023 - 10:47 # # #

Ascom Centro Cultural Porto Dragão

As trilhas formativas fazem parte de uma experiência formativa para a qualificação e profissionalização nas Áreas Técnicas e de Acessibilidade das Artes e da Cultura e as pessoas selecionadas receberão bolsas como incentivo à participação

Apresentar caminhos possíveis no desenvolvimento de agentes da cadeia produtiva das Artes e da Cultura é fio condutor do Faz a Cena – Programa de Formação nas Áreas Técnicas. A iniciativa é uma realização do Hub Cultural do Ceará e abre inscrições para novas trilhas formativas realizadas durante o mês de março: “Cenografia de Guerrilha”, com Klebson Alberto, e “Produção de Beats: da Criação à Finalização”, com Emiciomar. Os interessados podem se inscrever até o dia 15 de março, através de formulários online disponíveis nos links bit.ly/fazacenacenografia e bit.ly/fazacenabeats.

Através da criação de oportunidades para que trabalhadores e outras pessoas interessadas ampliem suas capacidades específicas nas diversas áreas, o Faz a Cena contribui para o desenvolvimento da cadeia produtiva cultural no estado. Durante os dias 20, 21, 22, 27, 28 e 29 de março, a oficina “Cenografia de Guerrilha” traz uma estratégia criativa não-convencional que faz uso de uma metodologia que proporciona o desenvolvimento de projetos cenográficos criativos e de baixo custo, explorando os elementos de composição da cenografia de forma holística e analítica.

Já nos dias 20 a 23 de março, o curso “Produção de Beats: da Criação à Finalização” se dispõe a ser um laboratório de compartilhamento de produções musicais voltado para os gêneros e subgêneros originados a partir do hip-hop, dividido em dois módulos: “Do Zero” e “Rascunhos”. O primeiro módulo pretende dialogar sobre formas de se iniciar a produção de um som e ser uma introdução ao ofício da produção musical. Serão trabalhadas as ideias de “Composição”, “Letra”, “Instrumental”, “Captação”, “Edição” e “Performance” em se tratando de produção musical independente. No segundo, serão aprofundados os tópicos abordados e colocados em prática em exemplos reais de projetos dos alunos.

O Faz a Cena – Programa de Formação nas Áreas Técnicas é uma realização do Hub Cultural do Ceará, programa que está integrado às políticas públicas formativas da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult CE) e do Instituto Dragão do Mar (IDM). Trata-se de uma experiência formativa para a qualificação e profissionalização nas Áreas Técnicas e de Acessibilidade das Artes e da Cultura.

PARA SE INSCREVER

As inscrições podem ser realizadas de forma online até o dia 15 de março, através dos formulários de inscrição disponíveis nos links bit.ly/fazacenacenografia e bit.ly/fazacenabeats. É obrigatório o preenchimento da ficha de inscrição e envio do comprovante de residência ou auto declaração de residência e as auto declarações das ações afirmativas.

Como forma de incentivar a participação de pessoas interessadas, o Hub Cultural do Ceará ofertará para as pessoas selecionadas bolsas no valor de R$285,00, seguindo as orientações previstas nas condições e critérios devidos.

Os resultados dos selecionados serão divulgados no dia 16 de março, no perfil do Hub Cultural do Ceará no Instagram.

SOBRE OS MINISTRANTES

Klebson Alberto é ator, cenógrafo e cenotécnico, artista polímata da cena técnica, artista plástico e designer. Atualmente é estudante de Arquitetura e Urbanismo, é formado em Gestão e Marketing e é gestor da empresa Focarte Design de Ideias, com foco na economia criativa e prestação de serviços especializados ao setor cultural. Idealizador e gestor do Espaço Labor, um espaço de criação técnica em artes onde promove o desenvolvimento das áreas técnicas do estado por meio de atividades de assistência técnica, espaço colaborativo, formação, entre outros. Com mais de 23 anos de atuação na cena cultural, colabora como ativista, desenvolvedor e pesquisador das Áreas técnicas do Ceará.

Emiciomar é artista pacajuense, beatmaker, nascido na Zona Metropolitana do Ceará. Gabriel Omar é músico, produtor, escritor, editor, cantor e ator. Graduando em Cinema e Audiovisual pela Universidade Federal do Ceará, atualmente é realizador audiovisual freelancer, com estudos mais aprofundados nas áreas de som direto e pós-produção de áudio e produtor musical independente. Dentro da sua graduação, desenvolve pesquisas ligadas ao cinema documental e ao desenho sonoro para o audiovisual.

SERVIÇO

Inscrições Abertas para oficinas do Programa Faz a Cena

Até dia 15 de março

Através dos formulários bit.ly/fazacenacenografia e bit.ly/fazacenabeats

Cenografia de Guerrilha, com Klebson Alberto

20, 21, 22, 27, 28 e 29 de março, de 9h às 12h (15 vagas)

no Teatro B. de Paiva

Produção de Beats: da Criação à Finalização, com MC Omar

Módulo 1: “Do Zero” – 20, 21, 22 e 23 de março, de 9h às 12h (10 vagas)

Módulo 2: “Rascunhos” – 20, 21, 22 e 23 de março, de14h às 17h (10 vagas)