Semana da Água: mais de 35 mil crianças desenvolvem atividades no Projeto SRH nas Escolas

20 de março de 2023 - 15:00 # # # # #

Ascom SRH - Texto e Foto

A educação vai além da transmissão de conhecimento teórico das disciplinas curriculares comuns, ela contribui para a formação cidadã dos estudantes e promove a transformação do meio social para o bem comum. Para garantir que os alunos do Ensino Fundamental aprendam de forma criativa o uso consciente da água e todos os aspectos importantes ligados a educação ambiental, a Secretaria dos Recursos Hídricos (SRH), através do Projeto SRH nas Escolas, entregou para mais de 35 mil alunos do 4º Ano o livro paradidático “Gotinha Nossa de Cada Água”. Os exemplares são utilizados durante todo o ano letivo mas com maior ênfase durante a Semana da Água.

Segundo o secretário dos Recursos Hídricos, Robério Monteiro, a SRH treina os professores para que a leitura do material aconteça de forma interativa, sendo a forma mais eficaz de desenvolver a linguagem. “Nossas servidoras realizam treinamentos e seminários com os professores da rede municipal para apresentar o projeto e garantir que o material seja passado para as crianças de forma mais educativa e atrativa. E o resultado é sempre melhor do que o esperado. As escolas abusam da criatividade e fazem grandes atividades com o material do Projeto”.

A Cartilha Gotinha Nossa de Cada Água é um livro paradidático que trata de temas relacionados à educação ambiental, exemplificado por uma gota que enfrenta todo o ciclo da água passando por problemas e situações naturais, destacando a gestão compartilhada das águas realizadas no Ceará, através dos Comitês de Bacias.

Semana da Água

O Dia Mundial da Água é comemorado anualmente em 22 de março. Esta data foi criada com o objetivo de alertar a população internacional sobre a importância da preservação da água para a sobrevivência de todos os ecossistemas do planeta. Em alusão a data, escolas cearenses de Ensino Fundamental criaram a Semana da Água dedicada a atividades e ações com crianças que participam do Projeto SRH nas Escolas.

Na EEF Governador Tasso Jereissati, no município de São Gonçalo do Amarante, os professores desenvolveram, através da cartilha educativa, uma programação especial para os alunos. Durante toda a semana os alunos terão teatro, atividades lúdicas, leitura compartilhada, pintura entre outras ações.